Concelho Vila Nova de Cerveira
Freguesia Gondarém
Descritor tipológico
ARQUITECTURA RELIGIOSA* CRUZEIROS E PELOURINHOS * CAMINHO DE SANTIAGO
Cronologia Século XVIII
Estado de Conservação
Nível 2 (a necessitar de obras de conservação)
História
O Santuário do Bom Jesus de Gondarém é lugar de grande romaria (2 de Agosto), já originária do séc. XVIII. Foi precisamente em 1758 que se inaugurou a capela.
Descrição
O conjunto insere-se na encosta de uma elevação, dominando o Rio Minho, e encontra-se envolvido por muro e frondosa mata de carvalhos, pinheiros e oliveiras. O início inferior do escadório parte da estrada na qual decorre o percurso do Caminho de Santiago vindo de Lanhelas.
A Capela do Bom Jesus (ou de S. Paio) ergue-se no cimo do escadório com Calvário constituído por quatro ‘Passos’ - pequenas construções quadrangulares e cobertas por cúpulas piramidais rodeadas de pináculos. Um pórtico em cantaria lavrada com motivos barrocos dá acesso à escadaria.

Quer os passos quer o templo são construídos em alvenaria autoportante de granito rebocada e pintada a branco, mantendo-se aparentes o embasamento, cunhais, cornijas, molduras e ornamentos.
A capela apresenta planta rectangular com corpo anexo a sul, servindo de sacristia. Coberturas diferenciadas a duas e três águas.
Voltada a poente, a fachada principal do templo, de um barroco muito depurado, apresenta porta de verga recta encimada por frontão de enrolamentos embutido e dois janeletes a ladeá-la. Um óculo axial polilobado e com vieira ilumina o interior da nave. Remate por cornija de lados côncavos e curto tramo angular, coroada por cruz latina no vértice e enquadrada lateralmente por pináculos. Sobre peanha pejada de enrolamentos e com vieira, a cruz exibe cordão periférico, extremidades tripartidas enroladas e peças constituintes insculturadas com chaves e escada.
A torre situa-se do lado direito e desenvolve-se em dois registos, separados por cornija saliente, sendo o último destinado a campanário com quatro sineiras. Coroamento por cúpula bulbosa rodeada de balaustrada com pináculos. Catavento (grimpa).
Adossado à parede tardoz da cabeceira da igreja, pelo exterior, encontra-se um Cruzeiro granítico com a imagem policromada de Cristo executada em folha metálica.
Na obra em talha evidencia-se a tribuna do altar do Bom Jesus com decoração ‘rocaille’.
Fonte: Acer
A Cache
Pequeno container. Contem apenas loogbook. Levem material de escrita.
Não está em buracos de muros/paredes.
|