Concelho Vila Nova de Cerveira
Freguesia Loivo
ARQUITECTURA RELIGIOSA * DATAÇÃO NÃO DEFINIDA * CAMINHO DE SANTIAGO
Estado de Conservação
Nível 1 (em degradação acentuada)
História
Segundo Carlos A. Brochado de Almeida, o projecto inicial seria a de uma capela de maiores dimensões e “dessa memória restam as pilastras - hoje contrafortes - e a parede saliente que fariam a intersecção do arco cruzeiro” (Almeida, 2000).
Descrição
Capela rural, situada no Caminho de Santiago (Almada, 2000: 159), com pequeno espaço fronteiro parcialmente envolto por murete.
Possui planta rectangular, cobertura a duas águas e entrada alpendrada, também coberta a duas águas assentes em pilares de secção quadrangular.
É construída em alvenaria ordinária de granito, apresentando reboco e vestígios de pintura em alguns paramentos, a pedra ‘à vista’ em outros e uma parte da fachada sul parece ter sido ‘chapiscada’ com cimento.
A planta rectangular desenvolve-se em dois corpos com a mesma altura e de dimensão semelhante separados pelos ditos ‘contrafortes’, localizados sensivelmente a meio, sendo o corpo da ‘cabeceira’ ligeiramente mais largo.
A fachada principal, orientada a nascente, possui apenas porta axial rectangular. O remate é angular com cruz latina no vértice.
Fonte: Acer
A Capela está no Caminho de Santiago. Foi assim que a descobri. Sempre achei que era uma piada de mau gosto que uma Capela dedicada ao Senhor dos Esquecidos estivesse assim, abandonada e tão mal tratada.
Foi por isso uma agradável surpresa descobrir que a Capela está a ser recuperada.
A Cache
Pequeno container. Contem apenas loogbook. Levem material de escrita.
Não está em buracos de muros/paredes.
** RESPEITEM O PATRIMÓNIO DE TODOS. NÃO ARRANQUEM PEDRAS. **
|