O nome em inglês das fadas “faeries” ou ”fariyes”, provavelmente é uma combinação de “fae”, vinda da palavra, em ingles,”friend”(amigo), e “eire”, vinda da “green” (verde), resumindo assim o seu significado é ( green friend) amigo verde. As primeiras histórias de fadas mostram que elas eram, de inicio, as personagens que levavam presentes aos recém- nascidos.
As fadas podem ser vistas claramente apenas pelos animais, e raramente pelos humanos, ao qual tenha essa sorte, apenas o consegue muito rapidamente.
Podem aparecer aos humanos de três formas:
1ª – Quando usam uma técnica mágica, o glamour, para mudar de aparência física;
2ª – Vê-las dançando e cantando num ritual que acontece no Verão, no dia em que o Sol está no ponto mais alto do céu;
3ª – Ver através de uma pedra que tenha sido furada ao meio pela força da água.
Aquilo que o ser humano vê, ouve e sente nos primeiros anos de vida é normalmente chamado de fantasia. Mas será mesmo?...Os anos passam e a ignorância toma conta da mente, que perde a sua pureza e apreende aquilo que a sociedade lhe impõe. Ou seja, perdemos a capacidade de subir ao mundo astral, perdendo o contacto com o fantástico mundo das fadas. Mas elas continuam a coexistir com os humanos e o seu espaço físico. Não acreditar nestes seres etéreos pode mesmo tornar-se perigoso, pois sem querer estamos a duvidar de mundos paralelos ao nosso que têm uma importância enorme para o equilíbrio e preservação do planeta.
As fadas têm uma personalidade própria, os seus sentimentos, ideias e talentos. Tal como nós, são bastante sensíveis, tendo as suas manias, podendo gostar ou odiar certos elementos da natureza. Elas podem proteger e ajudar em determinadas áreas, mas podem também provocar incidentes ou causar problemas. A única forma verdadeiramente possível de entrarmos em contato com esses seres é nos banharmos dessa magia que unirá a todos. É através da nossa integração instintiva com esse estranho mundo de pequenas criaturas, que personificam o espírito vivo e latente da Natureza, que sentiremos que não somos "donos" ou "senhores" de nada, mas sim fazemos parte dessa Natureza e que qualquer agressão a ela haverá de repercutir no desenvolvimento de todo o Universo.