Capela Srª do Alívio
Do lado direito da estrada de Barcelos a Esposende, foi edificada, no último quartel do séc.XIX, no sítio onde estava a capela de são Miguel, tendo-se utilizado a sua pedra na construção desta. Em estilo moderno, apresenta uma fachada singela com um nicho com a imagem de padroeira em pedra. Ao lado esquerdo, a facear com a fachada, eleva-se uma pequena torre para os sinos e por trás desta a sacristia. Na parte exterior desta lê-se a seguinte inscrição "Em 1875 A FIZ JOÃO JOAQUIM MARTINS". Esta capela teria sido construída com a pedra da capela da casa de João Veloso de Miranda, de Barqueiros, de onde vieram também os retábulos do altar, tudo transportado em barcas pelo rio Cávado. Conta-se que uma das pedras caiu ao ser carregada e que partiu um dos cantos, defeito que ainda é visível na Capela. Tem em frente um amplo terreiro onde se faz todos os anos uma grande romaria, no terceiro domingo do mês de Setembro.
Srª do Alívio
Sempre, no 3.º Domingo de Setembro, Perelhal dá ênfase às suas tradicionais festas, em honra de Nossa Senhora do Alívio. A Romaria de Nossa Senhora do Alívio, pois assim é conhecida, tem o seu início na sexta feira anterior ao 3.º Domingo de Setembro, com programa das festas divulgado com a devida antecedência. As festas são precedidas, de uma novena em honra de Nossa Senhora do Alívio, que, normalmente, tem grande afluência de fieis.
Cache
´
Não vai ser muito facil ser discreto, porque é um local sempre muito movimentado. A cache não tem material de escrita, a cache não sai do sitio é só desapertar. Sejam muito discretos para que a cache dure muito tempo. METER O LOGBOOCK SEMPRE NA TAMPA PARA SAIR MAIS FACIL.