Retortas, Sarzedo_Arganil
Não sabemos ao certo mas é fácil de saber. Será Retorta ou Retortas?

É que a sua localização define-se de um e do outro lado nas margens do rio Alva, por alturas do Maladão e do Casal do Sarzedo, já bem perto da Vareja e do Feijoal, ambas as partes com histórias que os tempos não apagam. Talvez por isso o caneiro que outrora ligou as duas margens mantenha bem à vista as ruínas do passado e o vício passeante da “atravessagem” a pé ganhando tempo e espaço na caminhada de um para o outro lado se barca não havia! Calca arregaçada e aí vou eu para um dos locais vizinhos.

As Retortas casalenses eram o lavadouro das gentes casalenses que, depois da esfrega se estiravam na represa, até porque de chuveiros só aquela que molhava, regava e pingava. O acesso não é apetecível porque o Propítio é declivoso por entre os eucaliptos, pinheiros, mato e medronheiros. Já o mais concebido, tal como o descrito, sofre dos mesmos males e moléstias. Apesar de tudo era o mais procurado e curto.

As mulheres era na entrada do açude que se dispunham à barrelada, enquanto a catraiada iam dando banho à minhoca e aos gafanhotos e restos da merenda era fatal.

Um dos clínicos de Arganil enfeitiçou-se pelas ruínas de um antigo moinho e moradia. Restaurado é hoje uma verdadeira maravilha situada a jusante na margem esquerda, um bom acicate para descansar e assentar ideias. Não o invejamos, tão somente admiramos a perspectiva e a noção dos ideais.
O povo do Maladão tem espalhado e cativado os recantos mais apetecíveis para corridas desde o BTT às mais diversas competições e gastronomia, não fugindo as barcaças na toponímica ribeirinha que o próprio rio dá ao local, bem na entrada do regolfo da barragem das Fronhas.
É fácil chegar ao local por um e pelo outro lado. Pelo Casal do Sarzedo, pelo Maladão e pelo Vale. A ponte ajuda e colabora. A Redonda, hoje sendo nome de uma rua do Maladão, para ali está estendida e faz bem parte da toponímica daquela aldeia que, a olhos vistos, vai progredindo da terra ao rio. Aqui, deixa para trás a Ladeira do Infesto
A Cache:
De muito fácil acesso, praticamente o carro chega até ela sem qualquer problema.
Contem um logbook e é necessário levar material de escrita.
Nota:
Se estiver muito calor podes levar toalha e fato de banho ou se fores pescador o necessário!.