Ribamar é uma das mais antigas ”localidades“ ao nível do povoamento, pois, apesar de pouco se saber sobre a sua origem, pensa-se que remonte ao séc. XVI, uma vez que em 1527, no reinado de D. João III foi efetuado um censo da população do reino, e Ribamar já contava com cerca de 12 habitantes.
A origem do seu nome “Ribamar” poderá de certa forma estar relacionado com o facto de se situar junto às arribas do mar.
Muitas são as lendas que se vão contando de geração em geração, entre mouros e piratas, que terão povoado as suas terras (lenda da Cova da Moura).
Durante grande parte da sua existência, Ribamar foi uma povoação de agricultores, que praticava a agricultura de subsistência, à semelhança de todo o Concelho da Lourinhã. Vizinha do mar, que tanto influenciou a sua vida quotidiana, dele tirou partido, muitas vezes, como alternativa à agricultura, dedicando-se à pesca na zona costeira, em pequenas embarcações, desde as armações aos barcos a remos, em meados do séc. XIX. Podiam desfrutar de duas fontes de subsistência: terras férteis e mar.
A freguesia de Ribamar foi aprovada em 31 de dezembro de 1984.
A igreja foi inaugurada a 12 de dezembro de 1970 e é dedicada a Nossa Senhora de Monserrate, sua padroeira.
Texto retirado daqui: http://www.afcl.pt/ribamar.html
|