O trilho tem início na Encumeada, este percurso percorre as Levadas da Serra e a do Norte, atravessando uma excelente área de vegetação natural, tanto de altitude – Urzal de Altitude como de Floresta Laurissilva, área que pertence à Rede Natura 2000.
Ao longo do percurso observará uma magnífica paisagem sobre o vale de São Vicente, alguns elementos arquitectónicos e patrimoniais da ilha, como: o “caminho do concelho”-secção de caminho público utilizado para trânsito da população entre o lado norte e o lado sul da ilha- calcetado a pedra; as levadas construídas para o transporte da água e os túneis abertos na rocha para trazer a água do lado norte para o lado sul da ilha.
O trilho segue ao longo da levada, no entanto em alguns pontos o caminhante deixa de a acompanhar passando a percorrer a vereda empedrada. Chegando ao topo da vereda na zona do Pináculo vislumbrará uma magnífica paisagem sob o vale da Ribeira Brava e ao fundo a Cordilheira Central onde se destacam o 1º e 2º mais alto da Madeira – O Pico Ruivo (1861m) e o Pico do Areeiro (1817m).
Na envolvência da levada, descobrirá uma vegetação rica em plantas endémicas, nos meses de Primavera encontrará estas plantas em floração por exemplo: a Orquídea da Serra, o Ranúnculo (Ranunculus cortusifolius), a Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum) e o Gerânio (Geranium palmatum).
Em determinado ponto a levada divide-se em dois ramais, passando então a percorrer a esplanada da Levada do Norte, cujo destino é o aproveitamento hidroeléctrico da Central da Serra d´Água. Nesta zona as cascatas e os túneis são uma constante, o caminhante depois de atravessar o último túnel chegará à zona do Folhadal nome dado devido à existência de um elevado número de Folhados (Clethra arborea), espécie arbórea.