Esta linda povoação Aldeia de João Pires do concelho de Penamacor tem vida própria há vários séculos, que já foi uma vida exuberante, com muitas crianças e jovens. Hoje, com muito menos habitantes e gente muito menos nova, é ainda um local aprazível e acolhedor, que vale a pena visitar. Acessos, ruas e casas bem arranjadas dão as boas vindas a quem aqui chegar, assim como o simpático e afectuoso sorriso dos seus moradores. Ver a igreja paroquial o museu ali mesmo ao lado é uma "obrigação". De interesse as capelas do Espírito Santo e de S. Miguel. Na escola primária agora destinada a outras actividades aprenderam a ler, a escrever e a contar milhares de Crianças. Em frente da escola fica a sede da Sociedade Recreativa e Musical – A União de Aldeia de João Pires –, que já comemorou o seu 1º centenário. Em volta, temos Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal, as Termas de Monfortinho e das Águas, Penha Garcia, Idanha a Nova, Penamacor... Não falta onde comer e dormir bem. Também as piscinas, praias fluviais, parques de campismo e barragens se encontram "ao alcance de uma pedalada ou até mesmo caminhada" e que ajudarão os turistas e visitantes a descobrirem motivos para se sentirem satisfeitos por terem vindo.
Este “PT AJP”, tem a finalidade de oferecer um passeio pela zona sul da aldeia, disfrutando de belas paisagens assim como uma agradável caminhada com mais de 7Km.
Especial Atenção / Visualiza bem a imagem em todos os seus aspectos e vais encontrar as coordenadas.
Um agradecimento especial ao Indy Jo, pela ajuda na organização deste PT, disponibilização das fotografias e o desenvolvimento de todos os enigmas.