Skip to content

<

Capitão Gancho

A cache by JAVA's Group Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/27/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:































Há muitos séculos que o terrivel capitão Gancho deixou de atormentar os mares e Oceanos deste mundo.. Velho e caquético, dizem as lendas que se escondeu num dos enormes rochedos de Algeriz, e se transformou numa pedra para um dia regressar! O rochedo do capitão ainda lá está.. Surgiram entretanto rumores na Terra do Nunca, que os seus marinheiros estão de novo a planear o seu regresso ao mundo do mal!.. O Peter Pan já está a caminho de Algeriz, mas a sua idade já muito avançada não lhe permite terminar esta missão e aprisionar para sempre o Capitão Gancho.. Terás de ser tu!... Terás de ir até ás coordenadas dadas e gritar bem alto as respostas às perguntas mágicas! Resposta por resposta, a magia irá acontecer... Mas um erro, e poderá estar a Terra do Nunca em causa...


- Estando por debaixo do "gancho", qual será a sua altura aproximada desde a base até ao bico?

("Arar") 1-2metros / ("Bor") 2-3 metros / ("Crum") 6-8 metros / ("Dar") 13-15 metros

- Em que direcção aponta a ponta do "gancho"?

("Ete") Sudoeste / ("Fab") Nordeste / ("Gho") Sul / ("Hir") Noroeste

- Que cor sobressai ao olhar para a rocha no seu todo?

("Ile") Azul / ("Jet") Rosa / ("Mio")Amarelo / ("Noa") Castanho

- Olhando com mais atenção para o rochedo, como o classificam quanto suporte dos clastos? Expliquem porquê.

("Ort") Ortoconglomerado / ("Prum") Paraconglomerado

- Qual das 3 formações constituintes desta Bacia, faz parte este rochedo?

("Qer") Formação de Monsarros / ("Rit") Formação de Algeriz / ("Ster") Formação de Vale da Mó





Grita as Palavras mágicas!



Geocache

Esta cache é sobre uma formação rochosa do tipo sedimentar (conglomerado) situada entre a aldeia de Vila nova de monsarros e Algeriz, que popularmente é chamada de "Lapa do Gancho".Este local já teve a sua marca no passado com a cache "Lapa do Gancho" do geocacher ninigt.

Para responder ás perguntas pedidas terão de se dirigir até junto desta "lapa". Apesar de não ser obrigatório, uma imagem vossa junto da lapa seria interessante. Para os mais aventureiros, podem escalar a lapa até ao seu cume e apreciar a paisagem sobre o vale e tirar algumas fotos.

Enviem as resposta por MP e após validarmos as mesmas, podem registar o Found it. Respostas com 2 ou mais, respostas incorrectas invalidam o registo nesta cache, assim como respostas dadas nos logs equivalem a registo apagado sem aviso prévio.



Rocha conglomerado

Os conglomerados são rochas sedimentares detríticas ou clásticas, consolidadas por um cimento de material calcário, óxido de ferro, sílica ou argila endurecida; constituídas por elementos rolados, de diâmetro superior ao das areias (2 mm na classificação de Wentworth).

(Classificação) - Quanto à sua constituição, os conglomerados podem ser monogénicos, se os clastos e o cimento são da mesma natureza, e poligénicos, no caso contrário. Quanto ao suporte dos clastos, estes podem ser ortoconglemerado, quando é um conglomerado suportado pelo arcabouço (clastos) com menos de 15% de matriz (Imagem B), ou um paraconglomerado, quando é um conglomerado matriz suportado (mais de 15% de matriz) (Imagem A). A matriz varia de grossa (grânulos e areia) até fina (silte a argila).





Bacia Carbonifera do Bussaco

A Bacia do Buçaco apresenta um enchimento de idade carbónica que consiste em aproximadamente 900 metros de sedimentos continentais, organizados em três formações (Domingos et al., 1983). A Formação de Algeriz (100 a 200 metros), na base, é constituída por conglomerados e lutitos de cores vermelhas depositados em ambiente de leque aluvial por processos de debris flow e mud flow. Segue-se a Formação de Vale da Mó (40 metros) que integra lutitos, geralmente de tons cinza e níveis de carvão tidos como lacustres - palustres ou de planície de inundação. Com base no seu conteúdo em restos vegetais, esta unidade tem sido considerada do Estefaniano C (Wagner et al ., 1983b). Superiormente, ocorre a Formação de Monsarros, que constitui a maior espessura da sucessão carbónica (600 metros), com arenitos, conglomerados e lutitos fluviais. Os sistemas lacustres considerados nesta organização estratigráfica cingem-se à unidade de Vale da Mó e registam, sobretudo, lagos pouco profundos, no seio de planícies de inundação.

(História) - Esta bacia é um resultado da cadeira Varisca europeia, que foi uma importante cordilheira montanhosa formada pela colisão de duas massas continentais, Gondwana e Laurentia-Baltica, no Devónico Médio. Hoje em dia, podem observar-se, desde a Europa de leste até à Península Ibérica, afloramentos que testemunham a existência dessa cadeia montanhosa.

Trata-se de um bacia sedimentar intra-montanhosa, formada durante o Carbónico Superior, e que foi preenchida pelos sedimentos de fácies fluviais e límnicas, resultantes da erosão da cadeia Varisca.

(Geografia)- Faixa estreita e alongada na direção NS, localizada ao longo de uma importante falha que se estende desde a zona do Porto até Tomar, a falha Porto-Tomar. Os afloramentos do Carbonífero estendem-se desde a zona de Águeda, a norte, até a Mata de S. Pedro, a sudeste da Mealhada.

(Constituição) - A série carbonífera é constituída por conglomerados, arenitos, pelitos com fósseis vegetais, e intercalações de carvão acumulados durante uma fase avançada da erosão da cadeia Varisca, como é testemunhado pelo facto de estes depósitos assentarem por vezes sobre termos muito baixos da série estratigráfica, incluindo o Precâmbrico.



Agradecimentos

Queriamos agradecer ao ninigt, que tanto tem contribuido para que os geocachers fiquem a conhecer melhor a zona de Anadia em diversas vertentes, como a geologia, fauna, histórias locais, etc.. O geocaching não se resume apenas a encontrar caixas, e há muito conhecimento a ser transmitido por detrás de cada cache. Assim é de valorizar quem ainda se preocupa em transmitir novos conhecimentos aos outros.. Aqui fica o nosso merecido reconhecimento a este excepcional geocacher (que teve em tempos uma cache neste local)!


Fontes De Informação

"Sistemas lacustres no Carbónico da Bacia do Buçaco (Portugal). Nova interpretação de fácies" - Geotic - Sociedade Geológica de Portugal (VIII Congresso NAcional de Geologia)

"Geologia: Recursos, Riscos e Património" - Agrupamento de Escolas da Mealhada (Maria do Rosário Azevedo, Beatriz Aguado, Mafalda Costa e Clara Sena) em Março de 2013

Geocacher ninigt



Está tudo nas tuas mãos!





Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)