JARDIM DA ÁGUA
Da autoria de Ferreira da Silva, influente autor de cerâmica contemporânea, o Jardim da Água, projecto complexo e de grandes dimensões, encontra-se junto aos edifícios da administração do Hospital Termal local, a dois passos do Museu do Hospital e das Caldas e do Hospital Termal.
Centrado no tema das quatro estações, diferentes estruturas de betão conjugam-se entre si, apresentando uma profusão de azulejos e cerâmica que se completam, num jogo de cor, luz e diferentes texturas, conduzidos pela Água, elemento imprescindível deste Jardim.
Nas palavras do próprio autor, que há muitos anos escolheu as Caldas para desenvolver o seu trabalho artístico e viver, o Jardim da Água está relacionado “com a cultura local. Cheia de água, que sai pelas bicas, em repuxo. É uma alegoria à água e à cerâmica, que fazem parte substancial da cultura das Caldas da Rainha” E naquilo que é uma autêntica declaração de amor, Ferreira da Silva declara que “Foi aqui que encontrei a minha luz”.
Verdadeiro espaço cénico, situado entre o Chafariz das 5 Bicas e a Mata Rainha Dona Leonor, o Jardim da Água impressiona pela sua dimensão, mas também pelo sentimento de utopia que transmite, repleto de interpelações. Imperdível, esta instalação urbana criativa que presta uma verdadeira homenagem à cidade, através das Águas da Cerâmica.
|