A caminhada desenrola-se na região da Enxara do Bispo e é dominada por uma ruralidade muito acentuada, com vistas magníficas, é um regresso ao passado.
O Percurso desenvolve-se numa área de influência muito grande e faz parte da 1.ª linha de defesa contra o avanço das tropas napoleónicas.
Apesar de só visitarmos dois fortes (recuperados) durante todo o percurso, terão sido construídos entre 1809 e 1810 que, em conjunto com os restantes, terão sido erguidos por mais de 150.000 camponeses, comandados pelo Coronel Fletcher. No alto da serra do Socorro que integra o Forte de Wellington e o observatório militar (centro Interpretativo, réplica do Telegrafo).
Foi na sequência das segundas invasões francesas que o duque Wellington, comandando as tropas britânicas, tece uma estratégia defensiva que previa a construção de três linhas de redutos (pequenos fortes) que reforçavam os obstáculos naturais entre o Tejo e o Oceano Atlântico.
Este é um percurso circular de dificuldade média - alta com 24km, ao longo deste percurso poderão encontrar 98 geocaches tradicionais.
O tempo médio para conclusão deste percurso está estimado em 8 horas.
|