Skip to content

ZONA HISTÓRICA Multi-cache

Hidden : 8/2/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O OBJECTIVO DESTA CACHE É DAR A CONHECER A ZONA HISTÓRICA DA VILA DE TERENA.

 


Terena é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 82,97 km² de área e 767 habitantes (2011). Densidade:9,2 hab/km². A freguesia inclui esta localidade e Hortinhas. Tem o nome alternativo de São Pedro, sendo por vezes também conhecida como São Pedro de Terena.
Localizada no centro do concelho, a freguesia de Terena (São Pedro) tem por vizinhos as localidades de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal) a nordeste, Capelins a sueste e Santiago Maior a sudoeste, e os concelhos do Redondo a oeste e de Vila Viçosa a norte.
As origens da vila de Terena são muito antigas. O seu primeiro foral foi concedido no século XIII, sendo elaborado pelo Cavaleiro D. Gil Martins e sua mulher D. Maria João. Já no século XVI, em 10 de Outubro de 1514, o Rei D. Manuel I concedeu-lhe o Foral da leitura nova. A vila de Terena desempenhou um importante papel de defesa fronteiriça, através do seu castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana. No seu território desenvolveu-se desde tempos remotos o culto à Virgem Maria (possível fruto da cristianização de cultos pagãos), sendo o seu Santuário, hoje chamado da Boa Nova, já celebrado por Afonso X de Castelanas suas Cantigas de Santa Maria. O concelho de Terena, que abrangia as freguesias de Terena, Capelins e Santiago Maior, foi extinto em 1836, estando desde então integrado no concelho de Alandroal. O concelho tinha, de acordo com o recenseamento de 1801, 1 757 habitantes. Nos finais da década de 1970, foi construída nesta freguesia a Barragem do Lucefécit, que permitiu o desenvolvimento da agricultura de regadio nesta região. Nesta vila decorre anualmente, no Domingo e Segunda-Feira de Pascoela, a afamada e concorrida romaria de Nossa Senhora da Boa Nova.

in Wikipedia

 

 

MULTICACHE:

 

Estacione o cachemobil no parque indicado junto à Igreja Matriz.

No Ponto 1 deverá retirar a data completa da construção da fonte.

No Ponto 2 deverá contar os número de degraus de acesso à Torre de Menagem.

Coordenadas Finais:

N 38º 37.AB W 007º 24.5C

 

A - Mês da construção - 1

B - Os 2 últimos algarismos do ano da construção +4

C - Número de degraus contados -14

 

 

 

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)