Antiga Azenha (Azenha do Mouco) no Rio Tejo


(Fotografias da Azenha do Mouco)
Este é o local que a cache vai dar a conhecer assim como as belas vistas que proporciona do Rio Tejo e da área circundante, tal como a Ortiga, Alvega, Lezíria e o próprio caminho de ferro (Linha da Beira Baixa).
Na fotografia de baixo podemos ver a dificuldade que pode existir para aceder ao local, por isso aconselhamos que esta seja feita em dias em que o Rio está mais baixo, caso contrário poderá ser perigoso, até porque em certos dias o Rio atinje proporções em que a Azenha fica completamente submersa.
Infelizmente a Azenha vista de montante encontra-se em grande estado de degradação devido à erosão provocada pela água.
A Azenha em referência, funcionou do seguinte processo:
Os processos motores das azenhas do Tejo, tal como os dos moinhos de roda hidráulica das ribeiras, eram de grande complexidade, visto haver necessidade de transformar o movimento vertical da roda ou moinho em movimento de rotação horizontal. Pelo facto de existirem carretos e entrosgas, feitas em madeira, as avarias eram muito mais frequentes do que nos engenhos de rodízio. Devido à grande potência da força motriz, bastava partir-se um dente, para que toda a entrosga ficasse desfeita. Daí a necessidade de uma apertada vigilância do moleiro no funcionamento do engenho e na regulação da telha da moega.
Inventário Inicial da Cache: Lápis LogBook 3 TBs (Atenção estes destinam-se aos primeiros 3 classificados, por isso agradecemos que só tirem 1 cada um). Obrigado e Boas Cachadas :D