BRAGA 30 | A de Antiga Mystery Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
|
BRAGA 30
A de Antiga
|
Com origem no Mesolítico o território que hoje é designado por Braga já existia como cidade antes de os romanos invadirem a Península Ibérica e estava já habitada pela tribo dos Brácaros quando o imperador César Augusto a rebaptizou como Bracara Augusta, conforme atestam vestígios de aglomerados populacionais de há milhares de anos, estando comprovados estudos arqueológicos a partir da Idade do Bronze.
Sendo uma das mais antigas cidades europeias convertidas aos cristianismo, a história bracarense divide-se em diferentes períodos que podem ser mais claramente divididos desta forma devido às influências que produziram no território: Os Brácaros, Os Romanos, Os Suevos, Os Muçulmanos, A fundação de Portugal, A afirmação como Primado Católico, O Estado Novo e o Pós-25 de Abril.
Os vestígios da presença humana na região vem de há milhares de anos, como comprovam vários achados no região. Em Braga um dos achados mais antigos é a Mamoa de Lamas, um monumento megalítico edificado no período Neolítico. A sua descoberta revelou várias informações sobre o passado da região. No entanto apenas se consegue provar a existência de aglomerados populacionais em Braga na Idade do Bronze. Caracterizam-se por fossas e cerâmicas encontradas no Alto da Cividade, local onde existiria uma povoação e por uma necrópole que terá existido na zona dos Granjinhos.
As primeiras explorações militares ao noroeste da península Ibérica realizaram-se entre os anos 136 a 138 antes de Cristo (século II a.C.), comandadas pelo cônsul romano D. Junius Brutos. Nessa altura realizou-se uma grande batalha entre romanos e brácaros (povos locais descendentes dos Celtas), provavelmente nas imediações da futura Bracara Augusta. Após a conquista definitiva do noroeste peninsular (guerras franco-cantábricas), Augusto (r. 27 a.C.-14 d.C.) ordena a reorganização administrativa. A reorganização consistia principalmente na integração das populações no mundo romano, fundação de cidades, construção de vias e o comércio a nível inter-regional. É nesta política que entre o ano 20 a 10 antes de Cristo foi fundada a cidade Bracara Augusta sobre um possível povoado indígena local. A finalidade da fundação foi de carácter religioso e difusão cultural do império sobre os povoados nas proximidades. Também é provável que a cidade desde o início teria funções jurídicas e económicas. |
A Cache
|
N 41º 30.238 W 008º 26.591
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.
Para descobrir as coordenadas da mesma é necessário desvendar o enigma incluído nesta página.
A cache é um container de tamanho micro, contendo inicialmente logbook com stashnote.
Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.
Levem material de escrita para registar a visita.
|
|
Antes de se partir para a busca das caches da série (e das outras também...) deve ser feito o "trabalho de casa".
Estudem bem o percurso que vão fazer.
Nada acontece por acaso... tal como o facto de as caches estarem numeradas!
Se gostas de caches elaboradas... podes fechar tudo e ir dormir! A série só tem rolos fotográficos e containers reutilizados que foram "atirados" para debaixo de pedras!
Se gostas de caminhar em espaços naturais... então vais gostar de uma parte da série.
Se gostas de andar de carro, esticar o braço para encontrar uma cache "drive-in", registar a visita e seguir para a próxima... então vais gostar da outra parte da série.
Não te esqueças de registar a visita no logbook... e claro, no site também... sei que vais fazer um "log" igual em todas as caches, mas já agora...
Não faças "Mais um" log... Faz "O Teu" log!
|
|
Additional Hints
(Decrypt)
Rager b rfgrvb r n crqen