Skip to content

Ponte Medieval Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá kalium,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 08/24/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache pretende dar a conhecer a Ponte Medieval existente no local e sua envolvente, a qual foi objecto de melhorias, com a colocação de mesas e bancos, e acessos às zonas verdes isoladas.


A Ponte Velha do Marnel, localizada na freguesia de Lamas do Vouga, situada a 100 m da antiga Estrada Nacional n.º 1, permite a travessia do vale de Cabeço do Vouga. Encontra-se no traçado da extensa via romana que de Bracara Augusta se dirigia a Olisipo. Classificada como Imóvel de Interesse Público por Decreto n.º 40684, de 13 de Julho de 1956, terá sido reconstruída sobre uma obra de arte medieval (a ponte apresenta uma solução arquitectónica adaptada à amplitude e planura do largo vale). Arquitectonicamente, é constituída por cinco arcos, sendo os dois nos extremos de volta perfeita e os centrais em arco abatido.
A cronologia da implantação desta ponte levanta algumas questões, fazendo-se remontar a sua fundação ao período romano, pois seria neste o local onde a via romana, no troço que de Emínio (Coimbra) ia a Cale (Gaia/Porto), fazia travessia.
O antigo selo da Terra do Vouga, de 1310, apresenta como figura central uma ponte de cinco arcos, com pilares altos ao centro, devendo ser então o leito estreito e fundo. Em 1327 surge ainda referência à Ponte nova do Marnel. No entanto, é provável que a mesma date século XIII, como a do Vouga, dada a proximidade entre ambas, além de que, como aquela, possui também arcos siglados. Obras de reconstrução não se lhe conhecem, mas tudo leva a supor que no século XVI (1552), por ordem de D. João III, esta obra de arte tenha sofrido reconstrução, dados os estragos provocados pelas cheias anuais. O mesmo, eventualmente, terá ocorrido pelos inícios do século XVIII, quando o monarca João V mandou restaurar a Ponte do Vouga, após as cheias desastrosas de 1708. A Ponte Velha do Marnel consiste numa obra de arte em alvenaria de arenito, com um cavalete contracurvado, perfil em S, disposto sobre cinco arcos (dois de volta perfeita e três de arco abatido), suportados por talhamares. Alguns dos arcos contêm siglas das oficinas de pedreiro medievas. É de referir que no pegão mesial, sobre o primeiro e segundo arcos, foi erguido um nicho em honra de Nossa Senhora do Rosário, transladado posteriormente (no século XVIII), para um nicho-oratório na entrada norte da ponte.
Durante 2008 e 2009, e após décadas de abandono, a Câmara Municipal de Águeda promoveu uma intervenção de recuperação, reconstrução e valorização da Ponte do Marnel, devidamente acompanhada pelas autoridades competentes. As intervenções preconizadas mantiveram a traça original, tendo-se procedido à reconstrução de estruturas, algumas integralmente desmoronadas e que foram reconstruídas desde as fundações, bem como procedido à recuperação e limpeza das demais estruturas da Ponte.

Também a zona envolvente à Ponte foi alvo de intervenções de valorização: limpeza de vegetação da zona envolvente e acessos, recuperação e valorização de habitats junto ao Rio Marnel, iluminação da ponte, dotação do espaço com recipientes de recolha de resíduos, criação de condições de lazer na área, entre outras.


Não obstante, a Autarquia pretende desenvolver outras intervenções na área, que incidirão na continuação da manutenção da Ponte. Existe ainda o desafio de devolver ao pegão mesial, sobre o primeiro e segundo arco, o retábulo no nicho em honra de Nossa Senhora do Rosário, daqui transladado.

Fontes:
Notícias Ribeirinhas in “ADERAV distingue valorização da Ponte Medieval do Marnel – Águeda”, 12 Abril, 2011;
IGESPAR

Pede-se para terem cuidado com a cache, o container deve ser deixado TAL E QUAL como o encontraram. O container não possui material de escrita e apenas permite a troca de pequenos objectos.

Nota: Tendo em atenção alguns logs, serve este texto para informar que o objectivo da cache é mostrar o parque e a ponte medieval, e isso é conseguido plenamente. No Inverno a zona inunda completamente, assim havia que optar por: uma localização mais "simpática" e metade do ano estaria inactiva, ou colocá-la tal como está permitindo a acessibilidade todo o ano. Lembro que a colocação de uma cache é uma tarefa não trivial, já que para além da colocação (que deverá ser estudada/investigada/documentada) exige posteriormente trabalho de manutenção, pelo menos por parte de quem joga com seriedade, e para isso há que cumprir determinados requisitos.
Atenção: Fazer o registo alegando que tiraram fotos do container não conta como log a menos que enviem a referida foto ao owner, registos feitos com esta indicação sem o envio da respectiva foto poderão ser apagados.

Additional Hints (Decrypt)

Va gur zvqqyr. An qb zrvb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)