Carne Mirandesa
A Carne Mirandesa (DOP) é um produto da região Porte e Norte, mais precisamente dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.
Produzida em pastagens naturais (lameiros) do nordeste transmontano, numa região que se situa acima dos 500 metros de altitude, a raça mirandesa difere de qualquer outra carne de bovino. As características genéticas que possuem, associadas à alimentação natural dos animais, resultam em qualidades organolépticas únicas.
Saborosa, tenra e suculenta, esta carne é muito utilizada na cozinha tradicional da região, destacando-se a receita de Posta à Mirandesa. O modo de confecção consiste simplesmente em grelhar a carne na brasa, temperada com sal (de preferência integral), realçando assim o seu excelente sabor. Como acompanhamento, a batata cozida com casca e uma salada são boas opções. Vitela Assada no Forno, Bifes à Alto Douro e Vitela Entronchada à Transmontana são outros exemplos de pratos populares que incluem a carne de bovinos mirandeses.
A carne é comercializada em duas categorias: vitela e novilho. A vitela é proveniente de animais com idade compreendida entre os seis e os oito meses de idade, que permanecem com a mãe durante esse período. Já a carne de novilho provém de animais abatidos após o desmame, com idade entre os dez e os 18 meses.
Sabia que ….
O teor de gordura da carne de raça mirandesa é sempre baixo e não depende da idade de abatimento do animal.
|