O lavadouro tem indicação de ter sido construído em 1869. Era umas das fontes que abastecia a população da vila do Juncal e servia também para a lavagem da roupa.
Pouca história há relatada em livros da vila ou do concelho de Porto Mós, contudo a história que existe são as pessoas mais antigas da vila que contam. Esta fonte deu origem a dois nomes de ruas na Vila do Juncal, a rua da Fonte e a rua do Casal da Fonte.
Este lavadouro público tinha água recolhida no rio que nasce nos Ricos Vais (nome pelo que é conhecida a zona que fica perto da fábrica de telhas cerâmicas Coelho da Silva "CS"). Era também um ponto de encontro onde se lavava roupa e punha a conversa em dia. Após a vulgarização da água canalizada o lavadouro perdeu a utilidade e entrou em declínio. Nos anos 90 a Junta de Freguesia construiu a actual cobertura de telha.
O espaço encontra-se praticamente ao abandono mas não deixa de ser um lugar emblemático do Juncal. Apelo aos geocachers que visitem este local... uma ajudinha na manutenção e preservação do espaço, que já conheceu melhores dias.