Skip to content

This cache has been archived.

Clã Cheis: Infelizmente o container desapareceu e o membro do clã que passava por esses lados deixou de o fazer pois mudou de área. Assim, infelizmente, já não poderemos fazer a manutenção desta cache e daí a decisão de a arquivar.
Obrigado a todos os que a visitaram e espero que brevemente outra cache seja criada neste local dado o seu interesse histórico.
Bem hajam.

More
<

Menir do Outeiro

A cache by Clã Cheis Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/30/2014
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Menir do Outeiro ou Menir no sítio do Penedo Comprido, o mais impressionante menir isolado da Península Ibérica e, também um dos mais notáveis da Europa.


Realizado entre os inícios do 4.º e os meados do 3.º milénio a. C., ou seja, a baliza cronológica geralmente atribuída ao denominado "universo megalítico eborense", este monumental monólito, afeiçoado e em forma fálica, foi erguido numa planície junto à colina de Monsaraz, de forma isolada, mas harmoniosamente com o meio envolvente.

Com cerca de 5,6 m de altura e 1 de diâmetro, este menir foi descoberto em 1969 por Henrique Leonor Pina e José Pires Gonçalves, que o encontraram derrubado no solo. Por sua iniciativa, o menir seria restaurado e reerguido ainda durante essa década.

Sem apresentar qualquer tipo de decoração nas suas faces, tudo parece apontar no sentido deste monumento megalítico pertencer a um universo muito específico do megalitismo, representado por outros menires da região, como nos casos dos de Almendres e do poste central do cromeleque de Xerês.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.