À beira do Zêzere gritava-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio.
Era assim que antigamente se uniam as gentes e o comércio das duas margens.
Esta cache encontra-se precisamente no caminho que servia de acesso à barca onde as gentes das aldeias do concelho do Fundão e da Pampilhosa podiam efectuar a travessia do rio.
A cache encontra-se localizada no local onde, segundo reza a história, caiu um carro de bois que descia (subia) a caminho (de regresso) da barca.
A cache
A cache deve fazer-se através das coordenadas indicadas como Parque 1, junto ao asfalto, na estrada para os Brejos, Esteiro e Porto de Vacas (acessível a todo o tipo de veículos), ou Parque 2, a 900 metros do anterior, através do caminho de terra batida que se apresenta à nossa frente.
Para lá chegar siga as indicações dos marcos de madeira ao longo do caminho (legenda da sinalética: ═ > caminho certo, x > caminho errado, ╕> virar à esquerda, ╒ > virar à direita). Este caminho é aconselhado a veículos do tipo SUV, com ou sem tracção às 4 rodas. Outro tipo de veículos poderão sentir alguma dificuldade, principalmente no tempo das chuvas devido à natureza e inclinação do solo (barro e pedras soltas).
ATENÇÃO: a partir do Parque 2, o caminho para a cache faz-se através de uma descida onde se requer alguma precaução. O piso é bom mas requer algum cuidado na descida. Faça a descida o mais à esquerda possível, junto da parede (das fragas) e afastado da extrema do caminho!
A cache encontra-se escondida em segurança, no lado interior do caminho. Não é preciso sair do trilho, subir a encosta ou debruçar na barreira que desce para o rio!
O acesso à cache tambem se pode fazer através do Parque Fluvial de Janeiro de Cima mas apenas no período compreendido entre 15 de Abril e 15 de Novembro, altura em que se encontra “montada” a ponte de madeira que liga as duas margens. Fora deste período, este acesso encontra-se condicionado devido à subida do caudal do Rio.
A cache contem objectos para troca (soldado, porta chaves e apito), livro de registos e caneta.
Na zona da cache existe um abrigo para merendas com mesa e bancos e um banco no exterior do abrigo onde se pode sentar e disfrutar das vistas!
Deste local, poderá avistar a Aldeia de Janeiro de Cima com o seu Parque Fluvial, um dos locais mais belos da Região com as tradicionais Barcas ali atracadas e a antiga Roda de Janeiro, recentemente recuperada.
Em dias de maior calor poderá descer até ao rio, banhar-se e/ou fazer um passeio rio acima e, sentir toda a magia deste local magnifico!
Bom passeio e boa caçada!