O Galeão:
“Este galeão fazia parte de uma armada de onze navios que tinha sido preparada para se fazer ao mar e ir em socorro da Ilha Terceira, em poder dos Espanhóis.
Nessa altura encontrava-se no Tejo uma armada holandesa cujo almirante propôs ao rei a sua junção à nossa a fim de mais facilmente defenderem ambas a referida Ilha e enfrentarem a frota castelhana que nos queria fazer guerra por mar e por terra.
O rei aceitou a proposta acreditando na boa-fé do almirante holandês mas, como adiante se verá, isto foi um expediente do referido almirante para sair da situação embaraçosa em que encontrava por virtude da agressão de outros holandeses às nossas possessões no Brasil, nomeadamente com a tomada de Sergipe e Maranhão e em África, contra Angola e São Tomé.
Partiu a armada holandesa no dia 6 de Janeiro de 1642 e a nossa no dia seguinte, levando a bordo o general Tristão de Mendonça Furtado no galeão Bom Jesus de Santa Teresa e o almirante da armada, Francisco Duarte no galeão São Nicolau.
Tendo navegado apenas quarenta léguas, levantou-se o vento, engrossaram as nuvens, alterou-se o mar e serrou-se a noite. A armada dos holandeses, logo que saiu a Barra, navegou de poupa para a Holanda, «trocando o almirante o concerto ajustado pela infidelidade prevenida».
Chegou a armada da Holanda aos seus portos sem perigo de tempestade que, furiosamente, combateu os nossos navios. Cresceu o vento encheu-lhes as velas; mas, porque levavam mais do que podiam, as velas da Capitânia e Almiranta rebentaram, sem lhes poder valer a prevenção dos pilotos que haviam mandado prende-las.
O galeão de Tristão de Mendonça, perante a grande tempestade, fez rumo ao Sul e salvou-se, tendo, no entanto, morrido o general e outros oficiais por terem tomado lugar num batel que os trazia para terra e se voltou.”
Excerto do livro “ Lourinhã subsídios para uma monografia”- Mário Baptista Pereira
No batel vinha um marinheiro que secretamente tinha por missão entregar ao capitão donatário da Ilha Terceira um cofre com pérolas enviado de Lisboa. Ao chegar moribundo á praia e antes de morrer ainda conseguiu esconder esse cofre e deixar algumas pistas para que um dia fosse encontrado.
Ao embarcares na aventura desta letterbox poderás descobrir o cofre.
