Skip to content

Anta do Livramento Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá ALMA-DE-MESTRE,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 07/02/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Anta da Capela de Nossa Senhora do Livramento situa-se nas imediações da aldeia de São Brissos, concelho de Montemor-o-Novo, na calma e pacata planície Alentejana.

Esta é uma região com inúmeros vestígios de ocupação humana desde tempos muito remotos, e símbolo disso mesmo é este monumento megalítico, transformado em Capela no século XVII em honra a Nossa Senhora do Livramento.
A câmara do monumento megalítico original, em granito, constitui actualmente o átrio da capela, conservando-se ainda vestígios do corredor, a laje da cobertura e cinco esteios ainda visíveis, embora estejam pintados.

Este interessante Monumento foi até recentemente local privilegiado de romarias e peregrinações. De facto, segundo a tradição, levava-se toda a Segunda-feira de Páscoa borrego assado para degustar depois da missa. Na Quinta-feira da Ascensão juntavam-se grupos de pessoas para merendar.
Até à capela se efectuavam procissões a pedir chuva, em anos de seca.

Hoje em dia, para visitar o interior desta Anta/Capela é necessário marcar com antecedência.


A Lenda da Senhora do Livramento
Diz a lenda que a Senhora do Livramento e São Brissos tiveram um filho, mas esta foi traída com a Senhora das Neves. Em anos de seca, os locais transportam a imagem de Nossa Senhora do Livramento para a Igreja de São Brissos colocando-a de costas voltadas para o Santo, seu ex-amor, deixando o seu filho na capela.
São as lágrimas que verte por estar longe do seu filho, e perto de quem já não mais ama, que fazem com que chova.

Additional Hints (No hints available.)