Skip to content

<

Anta do Livramento

A cache by ALMA-DE-MESTRE Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/02/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Anta da Capela de Nossa Senhora do Livramento situa-se nas imediações da aldeia de São Brissos, concelho de Montemor-o-Novo, na calma e pacata planície Alentejana.

Esta é uma região com inúmeros vestígios de ocupação humana desde tempos muito remotos, e símbolo disso mesmo é este monumento megalítico, transformado em Capela no século XVII em honra a Nossa Senhora do Livramento.
A câmara do monumento megalítico original, em granito, constitui actualmente o átrio da capela, conservando-se ainda vestígios do corredor, a laje da cobertura e cinco esteios ainda visíveis, embora estejam pintados.

Este interessante Monumento foi até recentemente local privilegiado de romarias e peregrinações. De facto, segundo a tradição, levava-se toda a Segunda-feira de Páscoa borrego assado para degustar depois da missa. Na Quinta-feira da Ascensão juntavam-se grupos de pessoas para merendar.
Até à capela se efectuavam procissões a pedir chuva, em anos de seca.

Hoje em dia, para visitar o interior desta Anta/Capela é necessário marcar com antecedência.


A Lenda da Senhora do Livramento
Diz a lenda que a Senhora do Livramento e São Brissos tiveram um filho, mas esta foi traída com a Senhora das Neves. Em anos de seca, os locais transportam a imagem de Nossa Senhora do Livramento para a Igreja de São Brissos colocando-a de costas voltadas para o Santo, seu ex-amor, deixando o seu filho na capela.
São as lágrimas que verte por estar longe do seu filho, e perto de quem já não mais ama, que fazem com que chova.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.