
AS ORIGENS
Ao certo ao certo ninguém conseguiu ainda provar mas, de entre as várias hipóteses apontadas por especialistas na matéria, a que se afigura como mais plausível de ser a verdadeira, sobressai a teoria do Padre João Vieira Neves Castro Cruz, douto escritor e arqueólogo, publicada num artigo d"A Palavra do Porto" em 3 de Julho de 1889 sobre a Freguesia de S. João Baptista de Guidões em que nos diz: " ...e até pode ser que proceda d'algum indivíduo chamado Guido e que fosse senhor desta terra..."
A denominação original da terra terá sido "Guidonis" - terra de Guido, que com a evolução etimológica terá dado origem à palavra "Guidões".
Também Frei João de Sousa, nos seus "Vestígios da Língua Arábica em Portugal" diz: "Os mouros costumam denominar as terras com apelidos dos seus possuidores ou fundadores...". Ora, isto leva a crer que talvez tenho sido aplicado o nome do seu possuidor (Guido) à terra que hoje é Guidões.
Outras das chaves que contribui para esta hipótese ser cada vez a mais provável é a afirmação do Abade Sousa Maia no seu livro "Memórias de Guidões" publicado em 1913, em que nos descreve: "numa estante de missal antiga, que existe na igreja d'esta freguezia (S. João Baptista de Guidões) vê-se escripta, em caracteres bastante apagados pelo tempo, esta palavra - "Guidonis".
À data da publicação do seu livro (1913) o Abade Sousa Maia afirma “:...Hoje não há dúvidas a esse respeito: Guidões deriva do genitivo Guidonis, de Guido. Affirma-o o Sr. Dr. J. Leite Vasconcellos, sábio philologo portuguez, que é reconhecido como auctoridade nestes assumptos".
Culto a S. João – Padroeiro da Freguesia

Personagem bíblica e santo do Cristianismo, S. João Batista terá nascido na Judeia, no ano 2 a. C., e morrido em 30 d. C. Era filho de Zacarias, um sacerdote judaico, e de Isabel, prima de Maria. Introduziu o batismo, como prática na conversão de gentios, cerimónia que mais tarde seria adotada pelo cristianismo.
Surge como um precursor de Jesus Cristo, que veio a batizar, no rio Jordão, e a reconhecer como o verdadeiro messias. Partiu para o deserto para pregar.
Censurou Herodes Antipas por ter cometido adultério com a sua cunhada, Herodíade. Foi, por isto, preso e, mais tarde, decapitado, a pedido de Salomé, sobrinha do rei e filha de Herodíade.
A Cache
Faz parte de um conjunto de caches na freguesia (1ª cache) onde se pretende dar a conhecer Guidões.
Esta cache tem como finalidade mostrar um dos espaços bonitos da freguesia de Guidões, o regato, onde se recria todos os anos, durante as grandiosas festas em honra de S. João Baptista, a vida e morte de S. João.
Atenção, por favor, preservar todo o espaço envolvente, tudo o que vão ver foi conseguido com esforço de todos os que aqui moram para presentear os visitantes e honrar as gentes da terra.
Deixem tudo como estava, atenção aos ‘olheiros’ e boa cache :D