Skip to content

<

KGB

A cache by $ BOY Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/14/2014
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Sabes o que é o KGB???

Se não sabes vem descobrir!!! Se sabes vem encontrar, numa experiência única!!!

BOA SORTE mas... cuidado porque de noite é que é simples!

KGB ( КГБ - Комитет государственной безопасности СССР )  é o acrônimo em russo para Komitet gosudarstvennoi bezopasnosti, em português Comité de Segurança do Estado.

Esta era a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou as suas funções entre 13 de Março de 1954 e 6 de Novembro de 1991.

O domínio de atuação do KGB, durante a Guerra Fria, era uma combinação de operações secretas no estrangeiro unificadas às funções de uma polícia federal.

Depois da dissolução da União Soviética, o serviço secreto dividiu-se nos sectores externo e interno, os sucessores do KGB são o Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB), que garante a segurança interna, e o Serviço de Informação Estrangeira (SVR), especializado na informação externa.

A União Soviética teve, desde sempre, uma polícia política muito poderosa, que esteve sempre presente em todas as etapas da sua evolução social, independentemente de qual fosse o regime instituído, em algumas épocas, a atuação era mais intensa no interior da sociedade, em outros momentos, o serviço secreto priorizava a recolha de informação e operações nos países estrangeiros, o que provocou diversas mudanças nestas instituições.

O KGB surgiu com o final da Segunda Guerra Mundial, no período da Guerra Fria, com o colapso do então serviço secreto NKVD, apesar de suas origens remontarem a antes da Revolução de 1917, quando Félix Dzerjinsky fundou o grupo paramilitar denominado Tcheka — a instituição que seria a matriz de todos os serviços secretos da URSS.

O KGB era uma polícia secreta e política que não tinha equivalente no mundo, porque se situava num nível completamente diferente dos outros serviços secretos, pois constituía igualmente um ministério. Dispunha de trezentos mil associados, blindados, caças e barcos, sendo uma organização militar totalmente independente das Forças Armadas.

A organização compreendia 5 direções-gerais.

A primeira direcção, a mais importante, incluía a subdirecção dos ilegais (agentes que viviam no estrangeiro sob uma falsa identidade), a subdirecção cientifica e técnica, um serviço de contra-espionagem, serviço de acção e um serviço dos negócios sujos (assassinatos, atentados, sequestros, bombas). A segunda e terceira direcções-gerais estão encarregadas da informação, vigilância e da repressão interna, a quarta são os guardas da fronteira e a quinta, das escolas, que são muitas e variadas.

História

Com o fortalecimento dos bolcheviques nos anos que antecediam a Revolução de 1917, houve a necessidade de criar uma organização que pudesse defender os interesses dos sovietes contra os monarquistas, então, ocorreu à criação da Tcheka, que perseguiu opositores,e aumentou o domínio Soviete.

Com a vitória dos bolcheviques na revolução e a consolidação da URSS, este grupo então se vinculou ao estado, sob a sigla OGPU, e pretendia assegurar o domínio do Partido Comunista sobre o país, através do afastamento de políticos suspeitos do poder, e da execução de críticos e pessoas de influência, como o conhecido dissidente soviético Leon Trótski.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, surge o NKVD — um serviço secreto que tinha como centro de suas operações os territórios além das fronteiras, e que cujo principal objetivo era enfraquecer o nazifascismo, através de sabotagens e execuções.

Em 1954, com a reestruturação do país após a guerra e o início da Guerra Fria, nasce finalmente o KGB, criado como uma força a se opor aos movimentos ocidentais, que com toda a força procuravam expandir as influências norte-americanas aos países que se libertaram do fascismo, e ao mesmo tempo era um instrumento do governo soviético para manter a estabilidade política, pela vista interna.

Este é o Homem que procuramos!!!

Mais tarde nomeado para um dos cargos de diretor do KGB

Diretoria | Operações

(1ª) Operações Estrangeiras

Responsável pelas operações estrangeiras.

(2ª) Contra-inteligência

Contra-inteligência e controle político de cidadãos e estrangeiros da União Soviética.

(3ª) Forças Armadas

Responsável pela contra-informação militar e a fiscalização política das Forças Armadas.

(4ª) Segurança do Transporte

Responsável pela segurança do transporte.

(5ª) Diretoria Z

Combate à dissidência política, artística e religiosa, responsável pela censura.

(6ª) Contra-Inteligência Econômica

Responsável pela segurança industrial, e contra-inteligência econômica.

(7ª) Fiscalização

Responsável por fiscalizar os cidadãos e os processos de cidadania.

(8ª) Monitoramento

Responsável pelo monitoramento, comunicação, pesquisa e desenvolvimento nacionais e estrangeiros.

(9ª) Guarda

Responsável pela segurança dos membros do Presidium e suas famílias, e pela operação da linha VIP do metrô de Moscou, que liga o Kremlin aos quartéis do FSB e ao aeroporto Vnukovo. Mais tarde, se tornaria o FPS, sob a gestão de Boris Iéltsin.

(15ª) Manutenção

Responsável pela guarda de propriedade governamental, como zonas, edifícios restritos e instalações perigosas.

(16ª) Interceptação

Responsável pela interceptação de informações nos meios de comunicação, controle dos telefones e telégrafos.

Fronteiriça

Responsáveis pela guarda da fronteira da União Soviética, contavam com os mais variados recursos — terrestres, aéreos e marítimos, além de mais de 245 mil agentes disponíveis.

Tecnológica

Responsáveis pela pesquisa e desenvolvimentos de tecnologias usadas em operações de espionagem, desde o aprimoramento de armamentos ao desenvolvimento de substâncias químicas mortíferas ou não.

Seções Independentes

O KGB também possuía seções independentes:

  • Departamento pessoais do KGB;
  • Secretariado do KGB;
  • Equipe de funcionários de suporte laboratorial do KGB;
  • Departamento de finanças do KGB;
  • Arquivo do KGB;
  • Departamento de administração do KGB;
  • Comitê do PCUS.

Números da KGB

Das memórias de um ex-KGB, Presidente Vladimir Bakatin que em 1991 o número de agentes da KGB eram cerca de 480 000 pessoas, entre elas:

  • 220 000 pessoas - soldados de tropas de fronteira da KGB;
  • 50 000 pessoas - as tropas de comunicações do governo;
  • 3 divisões de tropas aerotransportadas e uma brigada de infantaria separada (janeiro 1991) - 23 767;
  • SPN unidades KGB - cerca de 1.000 pessoas.

Como apontado em Bakatin, 180.000 funcionários foram oficiais da KGB , 90.000 funcionários trabalharam na Republica da KGB. Pessoal operacional contados em cerca de 80 000 pessoas.

Emissário do aparelho KGB consistia de cerca de 260 000 policiais disfarçados, e todos os registros de vários negócios operacionais foram de 10 008 pessoas. O aparelho consistia de agentes de ambos os cidadãos soviéticos e estrangeiros (a partir do relatório "Sobre a atividade da KGB da URSS" em 1968).

Operações Especiais

O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, visto aqui numa fotografia (c. de 1980) com uniforme do KGB, afirmou:
"ex-KGB é coisa que não existe."

O KGB atuava junto a diversos grupos de operações especiais representantes do Spetsnaz, existentes na URSS e Rússia, através do OMSDON, entre eles se destacava o Grupo Alfa, uma unidade especial Antiterror, que teve muita importância no combate aos extremistas islâmicos, durante a intervenção no Afeganistão, em 1979, e durante os conflitos na Chechênia, nos anos 1990, e que continuam atuando contra rebeldes chechenos.

O Vympel também atuava junto ao KGB, sendo uma organização especializada em infiltração e sabotagem, atuava principalmente no Oriente Médio e Ásia, durante as décadas de 1970 e 1980.

A Guarda do Kremlin, apesar de fazer parte da 9ª Diretoria, era praticamente uma organização independente, responsável pela escolta do Presidium, tanto que após a desintegração da URSS, o serviço se transformou no FPS — uma organização desvinculada do serviço secreto, de fato.

Cooperação de outros serviços de inteligência

O KGB contava com o auxílio de serviços de inteligência dos países na esfera de influência do bloco comunista.

Sob orientação soviética, a Securitate (da Romênia), esteve encarregada de diversas operações no oriente médio.

Em conjunto com a StB(serviço secreto da Tchecoslováquia), a inteligência soviética teve sucesso em infiltrar seus agentes de influência na América latina. Países como Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e outros foram alvo de ações objetivando a consolidação da influência político-ideológica soviética para fins de subversão com uso intensivo de desinformação e manipulação da mídia O arquivo da StB, atualmente sob a guarda do Instituto para o Estudo dos Regimes Totalitários  e, posto em domínio público pelo governo da República Tcheca, comprova a ação conjunta da KGB/StB na América latina.

Políticos da Lituânia manifestaram o temor de que lituanos ligados a KGB, no período em que o país foi uma república soviética, ainda estejam associados aos atuais serviços de inteligência russos. governo da Lituânia divulgou uma lista com os nomes de 238 cidadãos do país que que colaboraram com a KGB durante a Guerra Fria.

 Desvenda o Mistério:

Os barris de herança

O director do KGB deixou a seguinte herança.
Em seu testamento, ele deixou 21 barris de pólvora a seus três filhos. Os barris estão da seguinte forma: 7 deles estão cheios; 7 deles estão com pólvora até a metade e 7 deles estão vazios. Entretanto, os barris devem ser divididos de forma que cada filho receba o mesmo número de barris cheios, meio-cheios e vazios.

Considere que não podendo ser utilizados instrumentos de medição como os barris podem ser igualmente divididos?

Resposta será K=cheios G=vazios B=meio(s) cheio(s)

Meias do director do KGB

A sua gaveta de meias contém 10 pares de meias brancas e 10 pares de meias pretas para as duas indumentárias do KGB. Suponha que o director só pode pegar uma meia de cada vez e que não pode ver a cor desta meia até que a retire da gaveta, quantas meias ele terá que pegar até obter, no mínimo, um par de meias da mesma cor?

Resposta será UR

KGB tem três siglas e este numero define-se como:

O três (3) é o número natural que segue o dois e precede o quatro.

O 3 é o segundo número primo e o primeiro número primo ímpar. Para além disso, o 3 é o primeiro número primo de Fermat (n = 0), e o número primo de Fermat seguinte é o 5. É o segundo número primo de Sophie Germain e o segundo número triangular.

Simbologia

O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, aparecendo na Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), em Os três mosqueteiros, os Três Porquinhos, nos três sobrinhos do Pato Donald (Huguinho, Zézinho e Luizinho), e as siglas do KGB são três etc, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes.

O três também é um número muito citado na Bíblia, como é o número da Santíssima Trindade e Jesus ressuscitou no terceiro dia.

Três também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.

Também é conhecido sexualmente em Ménage à trois.

O três também é usado como pedido de socorro. Para pedir socorro no deserto ou em alguma outra região, basta fazer três fogueiras, porque três é um código mundial.

Esta será SS

COORDENADAS:

N 40 21,(KGB - 276) = ?

W 008 30,(URSS + 130) = ?

 

 

Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.

http://www.geochecker.com/index.php?code=5987a535323e51680ffa40e339f47d0c&action=check&wp=47433545545452&name=4b4742&visitcount=1

http://www.geocaching.com/geocache/GC5VMVQ_cerimonia-de-entrega-dos-premios-gps-2014?guid=2cd4f736-11e0-470a-ae8c-27132369e69a

Additional Hints (Decrypt)

Qrcbvf qn Punir frthr cryn rfgenqn znvf n FHY, ab svz aãb cerpvfnf qr ongre á cbegn!!!
Cerpvfnf é qr rapbagene b Ybtobbx :) crezvgr gebpn qr bowrpgbf!!!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.