Skip to Content

<

Tafoni - Alto das Cantarinhas

A cache by borges914 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/06/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tafoni

O que são?

 

São cavidades rochosas naturais. Têm características cavernosas, no entanto a distinção entre as características destas cavidades é confusa. Os tafoni são produzidos por um conjunto de processos que provocam a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais, em virtude da ação dos agentes atmosféricos. Desenvolvem-se geralmente em superfícies inclinadas ou verticais. Estas formas de relevo estão presentes em muitos tipos de rochas, localizadas em várias regiões geográficas de todo o mundo. O seu desenvolvimento e evolução é intrigante e continua a despertar a curiosidade. As suas características constituem uma classe relativamente profunda, arredondada e alongada de cavidades rochosas naturais entediadas principalmente por processos de intemperismo rochoso e, secundariamente, por processos erosivos. Na literatura geológica, a distinção entre as características destas cavidades é confusa. Estas estruturas incluem: pequenos poços, buracos, nichos, rebaixos, alcovas, alvéolos e favos de mel.

 

 

Como se formam?

 

Ainda não é muito bem compreendida a sua origem. Existe, no entanto, algum consenso que resultam da meteorização inicial ao longo das juntas, fraturas ou outras linhas mais frágeis, especialmente nas zonas onde a água pode residir. Pensa-se que as depressões vão sendo alargadas através da progressiva descamação das superfícies interiores e a sua desintegração granular, provavelmente como resultado da cristalização do material salino dissolvido a partir da rocha, transportado pelo vento para a rocha, ou pelo salpico sobre a rocha por água do mar. O processo de endurecimento da superfície externa é comum, mas as paredes que se vão separando das cavidades não são alteradas. Provavelmente o material descamado das cavidades acaba por ser removido pelo vento. São necessários diversos ciclos de humedecimento e secagem ao longo de muito tempo até que estás cavidades comecem a ser visíveis. O tafoni de rochas existentes nas zonas entre marés é normalmente encontrado nos planos horizontais do seu interior. O crescimento deste tipo de tafoni é limitado pela taxa de evaporação e pelo sol. A partir da altura em que as cavidades tomam dimensões suficientemente largas para atrasar o processo de toda a água existente no seu interior, o seu crescimento estaciona uma vez que o sal não pode secar. A causa da característica padrão do tafoni em áreas supratidal sobre o plano vertical está ainda em debate. Alguns geólogos acreditam que as paredes laterais dos alvéolos podem ser protegidos da meteorização pelo sal por algas microscópicas, enquanto outros acreditam que as variações dos seus ciclos de endurecimento, eólico, exposição solar, humedecimento e secagem mineralógica dentro da pedra podem ser os responsáveis. Provavelmente, uma combinação desses fatores produz estas delicadas estruturas.


 

Para registar a cache necessita de responder as seguintes questões.

 

1- Em que tipo de rocha se encontram as formas de relevo?

2- Qual a altura aproximada da entrada?

3- Qual a orientação da entrada (EX:N-S;E-O)?

4- Uma foto vossa no local (não obrigatório)?

 

Nota:

 

No ponto mais elevado das rochas também se pode encontrar uma cruz de divisão de freguesias, tal como podem ver na foto aqui na página.

Aconselho também a fazerem a aproximação pelas coordenadas indicadas aqui na página, não vale a pena inventar.

Espero que gostem.

 


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

22 Logged Visits

Found it 20     Write note 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.