Escola fundada em 1989, integrante da rede pública, com autorização definitiva de funcionamento nº 335, de 26 de Setembro de 1991, com Autonomia Pedagógica do 5.º ao 12.º anos, financiada pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do Contrato de Associação, e uma lotação autorizada ministerialmente para 1152 alunos. O Instituto Educativo do Juncal procurou, desde o seu início, dar uma resposta capaz às carências de ordem social e cultural das pessoas da região em que se situa. Depois de mais de 25 de anos de existência, são visíveis os resultados do esforço inicial, pois o absentismo à escolaridade obrigatória é quase nulo, os pais e encarregados de educação, cada vez mais, procuram inteirar-se junto dos Serviços de Psicologia e Orientação Escolar e dos respetivos Diretores de Turma dos meios mais adequados e eficazes para darem resposta às dificuldades que a educação dos jovens atuais lhes levanta.
O Instituto Educativo do Juncal, desde a sua génese, tem como prioridade a formação social, pessoal e desportiva dos seus alunos. Um dos lemas do Instituto é e continuará a ser "mens sana in corpore sano". O projeto do Desporto Escolar, atividade a que estive desde sempre ligado, mostrou-se insuficiente para os objetivos e pretensões dos nossos alunos. Assim sendo, formou-se o clube desportivo que visa complementar a formação dos vossos educandos.
O Desporto Escolar é essencial e existem muitas equipas de modalidades diferentes, como por exemplo a ginástica, o voleibol e o basquetebol.
Há um quarto de século que a escola do Juncal educa alunos do concelho de Porto de Mós e não só. Uma história de ensino com marca registada no código genético.
O Instituto Educativo do Juncal tem na sua estrutura 106 funcionários. O corpo docente é constituído por cerca de 60 professores, os serviços de psicologia e orientação por 2 psicólogas e o corpo não docente é constituído por cerca de 30 auxiliares da ação educativa. O número de alunos ultrapassa um milhar.
“Há 25 anos, o pontapé de saída para o novo ano letivo era dado pela mão do então Ministro da Educação, doutor Roberto Carneiro, numa cerimónia que não deixou indiferente os alunos, pouco habituados a eventos com figuras ilustres. E eu estive lá! Receoso. Curioso. Expectante! E agora estou aqui! Satisfeito. Orgulhoso. Confiante! São 25 anos de histórias e, por estes dias, somos levados a vasculhar as nossas memórias e a fazer saltar as boas recordações”.
Morada:
Rua de Santo António nº 1 - Juncal, 2480-364
O objetivo desta cache é dar a conhecer o IEJ, pois muitas foram as gerações que se formaram aqui, que encontraram aqui os seus amores e passaram os melhores tempos das suas vidas.
A cache é micro e magnética. A cache é bastante fácil de encontrar mas está num local um pouco exposto, recomendo que esta seja feita depois das 19H ou ao fim de semana, para evitar o seu extravio/desaparecimento. Recolocar a cache no mesmo sítio.