Skip to content

Geocaching RulzzzZ! Mystery Cache

This cache has been archived.

kalium: É engraçado ver que quando o container "não era jeitoso", "estava muito à vista", etc. foi durando, assim que se investe algum tempo a fazer melhorias e se cria um container novo, passa alguém sem escrúpulos e rouba-o. Com certeza um geocacher a quem deu jeito um container que estará seguramente acima do nível que alguma vez terá, espero que faça bom proveito, porque da nossa parte não perderemos mais tempo, perde o geocaching e os geocachers que gostariam de a fazer. É triste, no mínimo.

More
Hidden : 11/27/2014
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache pretende explicar algumas regras básicas mas importantes de geocaching a todos aqueles que poderão não as conhecer ou achar menos importantes.
 


Atenção!! A cache não se encontra nas coordenadas publicadas, terás que resolver um enigma para a descobrir!!
LER ATÉ AO FIM E PERCEBER O TEXTO!!

Esta Team já faz Geocaching há alguns anos, e ultimamente tem-se visto a braços com alguns comportamentos que poderíamos chamar menos "regulares".
Passamos a explicar :
- Para chegares à cache terás que resolver um mistério! Podes, se quiseres, ir à Tabela Periódica e contar as "gaitinhas": "7Zr Br.DyB; 74O Zn.SB".
- Andas nisto só para os números (fazer muitas caches)?
Na nossa opinião Geocaching é muito mais do que números, ou seja, o Geocaching serve para aprender coisas novas; conhecer locais/pessoas (que por alguma razão são importantes) sinalizados por quem melhor os conhece, que são as pessoas de zonas próximas, os chamados "locais"; partilhar experiências com outros que praticam a mesma actividade (quantos de nós já andaram de volta de um "caixote" e acabam a trocar contactos com perfeitos "desconhecidos" que andam a fazer o mesmo); pelo convívio; pela actividade física que proporciona; pela diversão. Vale a pena pensar nisto...
-Fazes muitas caches ao longo de 2 meses e registas (logas) tudo no mesmo dia (com a mesma data)?
Este comportamento é de alguma forma prejudicial. No registo deve constar a data em que encontraste a cache (FOUND), e não a data em que estás a fazer o registo, este (registo), serve para orientar proprietários (owners) e colegas (geocachers), ao descobrires um contentor num dia e registares a descoberta com a data de 10 dias mais tarde (por exemplo), leva a quem não a descobriu dentro desse período achar que ela está lá, estás a baralhar o proprietário (que acha que ela está lá, mas não foi bem procurada), geocachers que pretendem deslocar-se ao local (que também pensam que ela lá está) e para além desses, também aqueles que a procuraram e não descobriram. Por outro lado há estatísticas de desempenho de cada geocacher, sendo que neste caso és tu que perdes, porque essa estatística não vai espelhar, certamente, a realidade.
-Chegas à cache e tentas fazer "a coisa" o mais rápido possível (porque tens mais que fazer), pegas no container, logas e guardas?
Este comportamento resulta muitas vezes no fim de uma cache, e já vimos muita gente fazê-lo... A aproximação à cache é muito importante, a abordagem poderá (sendo mal feita) condenar a cache. Deves verificar que não há gente a observar, retirar o recipiente (container), deslocares-te para um ponto afastado do ninho, logar, e voltar a colocá-la onde a encontraste tendo os mesmos cuidados que tiveste na abordagem. Uma cache NUNCA deve ser colocada num local diferente de onde foi encontrada, se por alguma razão isso for necessário, o owner deverá ser informado do sucedido.
-Fazes logs generalistas, para te despachares?
Cada cache tem uma história. Essa história é diferente para cada um de nós. Mesmo quando feita em grupo as opiniões podem divergir. Os logs existem para contares essa história, para acrescentares algo à cache, coisas como "fácil", "encontrei", "feita" ou apenas um ":)" não servem para nada, nem para os colegas, nem para o owner que teve trabalho de colocar a cache e lhe faz manutenção. E mais! Quando estás em apuros para a encontrar o que fazes? Ah pois, vais ler os logs! Ora se toda a gente fizer o mesmo, o que lá encontras é centenas de linhas de "palha", sem qualquer dica para a encontrar... Obviamente que também não se pretende que conste do log a fotografia do "caixote", o buraco onde está enfiada ou um guia passo-a-passo para a encontrar, mas dicas são sempre bem-vindas (e não benvindas ;) ).
-Não olhas a meios para atingir os fins (chegar à cache)?
Lembra-te, é "geocaching" não é "geovandalismo", e o objectivo é usar a CABEÇA para chegar à cache e não as MÃOS e/ou PÉS (força bruta). Não há nada mais triste que chegar a uma zona onde repousa uma cache e ver a zona vandalizada selectivamente, ou seja, algum colega que procurava o mesmo, mas de forma menos escrupulosa. Se houver habitantes por perto, certamente que esses, mais tarde ou mais cedo, arranjarão maneira de destruir a cache, porque ninguém deseja vandalismo à porta, seja de que espécie for. Há que pensar nisto!
Bom, se chegaste a este ponto significa que és um geocacher que leva isto a sério, um daqueles verdadeiramente interessado. Temos uma recompensa para ti: quarenta ponto sessenta mil duzentos e oitenta vírgula menos oito ponto cinquenta e um mil quatrocentos e oitenta e três, já percebeste o que é, não já? Vai até lá! Para os que gostam de contar "gaitinhas", "passear" pela tabela periódica talvez tenham ido perder tempo para um local onde ela não está e andam por lá à procura... Esperemos que sirva de lição (de forma positiva, claro) para o futuro.
Esta é talvez a mais importante das regras, LER BEM e PERCEBER antes de partir à descoberta, fazer o trabalho de casa, quantos não vão na ânsia de assinar um caixote (já nos aconteceu, obviamente), chegam ao local e... não têm o submarino exigido na listing... Ou a pilha, ou o helicóptero, ou a bomba de ar... E depois ficam frustrados! Ah, pois é!
-Não sabes o que é um trackable? Sabes o que é e no entanto não os logas?
Os trackables são objectos que podes lançar no jogo. Possuem uma referência única que permite a sua identificação, podendo ser seguidos (tracked). Cada trackable pode ter objectivos específicos, alguns pretendem apenas ir correndo o mundo... É um conceito fantástico mas que é estragado ou por quem os rouba, ou por quem não os sabe logar, se não os sabes logar, dá uma espreitadela aqui. Relativamente aos que os roubam, sem comentários... Regra de ouro, quando não sabes o que fazer, deixa as coisas como encontraste. Podes sempre fazer perguntas a alguém que tenha mais experiência, por norma, geocachers mais antigos/com mais caches encontradas, o geocacher é um "bicho" que nunca se recusa a ajudar outro, até gosta!
Se ainda residem dúvidas recomendamos uma leitura aprofundada neste site:Groundspeak Support e lembra-te sempre: tempo gasto a ler, nunca é tempo perdido! Ir para o terreno informado é sempre uma mais valia.
Agora, foquem-se, mãos à obra e vamos resolver 'quests' e construir um mundo melhor cheio de pequenos contentores que pretendem ser descobertos permanecendo escondidos, apesar de à vista de toda a gente! Boas cachadas!!
AHHH, e NUNCA, mas mesmo NUNCA corram riscos desnecessários! Ninguém quer ter um epitáfio "À conta de não querer um DNF fui ARQUIVADO!"
Nota: Agradece-se que os primeiros a chegar à cache coloquem a HORA, por forma a ficar claro quem foram os primeiros, e por que ordem. Só serão aceites logs digitais se o logbook for efectivamente assinado, se por qualquer razão não estiver lá o logbook enviem foto do contentor ao owner. Qualquer insucesso deve ser registado com o respectivo DNF.

Additional Hints (Decrypt)

CÁEN GHQB!!!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)