Centro de Tropas de Operações Especiais
Missão:
OPERAÇÕES ESPECIAIS
DENOMINAÇÃO
Rangers
Sigla
CTOE
Lema
"Que os muitos por ser poucos nam temamos"
Sede
Lamego
O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) , (antigo Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE) até 2006), sediado na Cidade de Lamego, é N41º uma unidade territorial do Exército Português, destinada a formar tropas na área das Operações Não Convencionais. Contêm uma unidade operacional chamada Força de Operações Especiais (FOE), com um tamanho de duas companhias, que são popularmente chamados de Rangers, pois o primeiro instrutor 05. do CTOE tinha tirado o curso de RANGER nos EUA. Algumas das suas missões são por exemplo: confronto de alvos de grande importância; destruição de defesas aéreas e terrestres inimigas, Resgate e Salvamento em Combate (CSAR), patrulhas em território inimigo, etc. A unidade pode ser infiltrada através de barco, helicóptero, paraquedas ou mesmo a pé.
O CTOE engloba como sua subunidade operacional, a Força de Operações Especiais (FOpEsp), composta por elementos de operações especiais especializados em ações diretas e indiretas.
O CIOE foi criado em16 de Abril de 1960, a partir do Regimento de Infantaria Nº 9 - que havia sido transferido para Lamego em 1839 com o objetivo de formar unidades especializadas em contraguerrilha, operações psicológicas e montanhismo. Para lá são enviadas companhias especialmente 060’ selecionadas de vários regimentos que, depois de instruídas, são transformadas em Companhias de Caçadores Especiais. Essas companhias foram a principal força de intervenção do Exército Português no início da Guerra do Ultramar.
Mais tarde foi decidido deixar de W007ºformar unidades especializadas em operações especiais e passar a dar essa instrução a militares especialistas, que depois são distribuídos por todos os batalhões do exército.
A 28 de Março de 2000 foi feito Membro-Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a 6 de Setembro de 2010 foi feito 52. Membro-Honorário da Ordem 305’ militar de Avis.
Formações:
Curso de Operações Especiais
Curso de SNIPER
CPRLRA - Patrulhas de Reconhecimento de Longo Raio de Ação
CPCAT - Prevenção e Combate a Ameaças Terroristas
Técnicas de Montanhismo
COIR - Operações Irregulares
Estágios
A CACHE:
Este percurso que forma a palavra RANGER na Serra das Meadas.
Antes de se dedicarem a esta pequena aventura façam o trabalho de casa, deverão decifrar os enigmas contidos em cada página do conjunto de caches “Trilho RANGER”.
A ordem pela qual são feitas fica ao vosso critério, no entanto, se as mesmas estão numeradas por alguma razão será…
Este percurso foi criado com o intuito de ser feito de BTT, no entanto poderá ser feito apeado ou em viaturas todo o terreno. Mas para tirarem o máximo proveito deste percurso devem fazê-lo de BTT… e depois, é pura diversão... Aproveitem para apreciar a magnifica paisagem.
A cache inicialmente contém:
Logbook
Material de escrita