Skip to Content

<

UVB-76

A cache by AR^3 and Caracois Turbo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/05/2015
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




A UVB-76, também conhecida como "Buzzer" foi o nome atribuído pelos ouvintes de rádio de ondas curtas a uma estação emissora que emite na frequência 4625 KHz. A emissão consiste num curto e monótono "buzz" repetido aproximadamente 25 vezes por minuto, 24 horas por dia.

Em raras ocasiões o buzzer é interrompido e uma voz em russo toma o seu lugar. Os primeiros relatórios de uma emissora nesta frequência foram efectuados em 1982 e a sua origem foi localizada na Rússia e apesar de existirem muitas teorias com variados graus de plausibilidade, a sua função nunca foi oficialmente confirmada e continua por isso a ser uma fonte de especulação.

Até 2010 as mensagens de voz eram muito raras:

Em 2010, os ouvintes notaram um aumento de actividade na estação o que levou a que fosse escutada com mais atenção e por mais ouvintes o que levou a que fossem detectadas mais mensagens que de outra maneira passariam despercebidas. A 5 de Junho de 2010 a UVB-76 ficou silenciosa durante aproximadamente 24 horas, retomando o Buzzing original na manha de 6 de Junho. A 23 de Agosto de 2010 ás 13:35 UTC ouve-se nova transmissão: "UVB-76, UVB-76. 93 882 NAIMINA 74 14 35 74"

Especula-se que as mensagens de vóz são códigos militares russos, e que o som apenas se destina a manter a frequência ocupada, tornando-a assim desinteressante para outras aplicações. De notar que o transmissor continua a transmitir na sua máxima potencia à mais de 30 anos.

Existem outras duas estações russas que funcionam num formato semelhante. A "PIP" e a "Squeaky Wheel". Tal como a Buzzer, estas estações transmitem um som característico repetido constantemente, também interrompido esporadicamente por estranhas mensagens de voz.

O transmissor original estava localizado perto de Povarovo em N56 05.000 E037 06.617, a meio caminho entre Zelenograd e Solnechnogorsk e 40Km a noroeste de Moscovo, perto da vila de Lozhki. A localização e sinal de chamada, eram desconhecidos até a primeira emissão de vóz em 1997. Em Setembro de 2010 o transmissor foi movido para perto da cidade de Pskov. Pensa-se que esta mudança foi devida à reorganização do exercito russo.

Em 2011 um grupo de exploradores urbanos explorou um conjunto de edifícios abandonados em Povarovo. Tratava-se de uma antiga base militar e em diversos registos foram encontradas provas que se tratava de um emissor a transmitir na frequência dos 4625 kHz.



A cache não se encontra nas coordenadas publicadas e é de difícil acesso. Por favor levem equipamento de segurança para acesso à cache. Se não possuírem equipamento contactem-nos para tentarmos arranjar dia e hora para que a façam com segurança.


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

58 Logged Visits

Found it 46     Didn't find it 1     Write note 10     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 33 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.