
Capela de Nossa Senhora do Desterro
Descrição:
Tem altar-mor e duas capelas colaterais. O altar-mor, de talha dourada, tinha as imagens de pedra de Santo André crucificado (séc. XV), Santa Luzia (séc. XVI) e Santa Eufêmia. Nos altares colaterais: Senhora do Desterro, Menino Jesus, S. José, S. Bom Homem, S. Pedro e Santa Maria Madalena.
Nota Histórica:
Ignora-se a data da sua fundação. Tinha inicialmente a invocação de Santo André. No terreno que a cerca foram encontrados restos romanos. No entanto, sabemos que foi restaurada em Junho de 1144 pelo Presbítero Pedro Rodrigues. Pertenceu à freguesia de S. Miguel. Sofreu novas reformas em 1626 e em 1892, perdendo algum do seu carácter. Tinha romagem e devoção pelas gentes do termo e concelhos vizinhos (1).
Observações:
(1) Ligada a esta romaria: 'Ó senhora do Desterro, vinde-me esperar ao Rio. Que eu sou rapariga nova. Posso ter algum desvio.'
Bibliografia:
'Informações Paroquiais de 1721', A.U.C.; CORREIA, Vergilio- 'Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra', Lisboa, 1952, p. 138; CONCEIÇÃO, Augusto dos Santos- 'Terras de Montemor-o-Velho', Coimbra, 1992, p. 191-192; GÓIS, A. Correia - 'Concelho de Montemor-o-Velho. A terra e a gente', Montemor-o-Velho, 1995, p. 186.
Link com a informação original: http://www.cm-montemorvelho.pt/patrimonio_historico.asp?ref=10MOV
A CACHE
Container desta nano-cache apenas tem Logbook, logo é necessário (obrigatório) material de escrita.
O 100TEAMalerta para o facto de ser da responsabilidade de cada Geocacher a abordagem a esta cache, tendo em atenção sempre a vossa segurança, não devendo-a fazer caso não se sintam suficientemente à vontade, caso não consigam, será melhor juntar um grupo de Geocachers mais experientes para que o consigam.
Por uma simples questão de justiça e de bom senso de cada um de nós, não irão ser considerados válidos os Log’s “virtuais” com justificações pouco sensatas, todos sabem por antecipação ao que vêm, pelo que devem ler e muito bem, toda a “Listing” e dados complementares disponibilizados.
Obrigado pela compreensão de todos vós!
Por favor ajudem na preservação/melhoria do Container, do Logbook e toda a nanocache em si, há mugles das proximidades que têm conhecimento do que vocês procuram, mas não quer dizer que todos os que vos possam estar a observar o saibam, pelo que se solicita alguma descrição e o máximo cuidado para que esta cache se possa manter ativa no jogo por muito tempo e para todos nós.
Não é necessário entrar em lugar algum, não é preciso danificar ou abrir nada do que está ou exista no local, a nanocache está acessível no exterior do edifício e ao ar livre.
Os 100TEAM agradecem-vos imenso!!!


