Skip to content

Antigas Pedreiras - Outeiro de Sellada Traditional Geocache

Hidden : 02/12/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Na freguesia do Reguengo do Fetal situam-se algumas das pedreiras que forneceram a pedra para a construção de importantes edifícios um pouco por toda a região e em especial para o Mosteiro da Batalha. A série "Antigas Pedreiras" pretende dar a conhecer esses locais esquecidos e tantas vezes mal tratados.

Pouco se sabe sobre esta pedreira, mas terá também servido ocasionalmente para fornecimento da pedra para o restauro do Mosteiro da Batalha

Diversos documentos relativos a esta obra sobreviveram até aos nossos dias. A título de curiosidade aqui se reproduz um desses documentos, um auto de arrematação de 43 m3 de pedra:

"Auto de Arrematação

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e cincoenta e tres, aos sette dias do mes de Agosto do dito anno em esta vila de Nossa Senhora da Victoria da Batalha e Secretaria da Repartição do Monumento da Batalha, aonde eu Escrivão vim para este fim chamado e ahi sendo presente, Lucas Joze dos Santos Pereira Architecto Civil, Director da mesma obra e da arrematação de quarenta e tres Metros Cubicos de pedras branca com as dimenções seguintes = A pedra será inserada digo Seguintes. Primeira. A Pedra será inserada, livre de tourões, e facadas, não será abancada, nem de grã grosso e de rigos molles e será extrahida das Pedreiras do Reguengo. Segunda. Será posta no local da Obra oito meses depois que for avisado para a principiar a fornecer, sendo paga a condução à custa do arrematante.= Terceira. Será obrigado a fonecer os quarenta e tres Metros cubicos de cantaria segundo as dimenções que se lhe derem. = Quarta as pedras irregulares serão medidas pela parte media. = Quinta. O Pagamento d’esta cantaria será feito em cinco prestações mençaes, equivalente ao numero de Metros postos na obra.= Seixta, Dará hum fiador idonio deste julgado que afiançe o comprimento destas condições. = Setim. Será obrigado a por os quarenta e tres Metros Cubicos de Cantaria no local da obra no prefixo tempo marcado na Condição segunda e quando asi, não aconteça a Obra a mandará arrancar e conduzir por ocnta do empreiteiro, a qualdispesa será abatida nas prestações que tiver a receber. E logo sendo presente João de Oliveira Sonço do lugar da Jardoeira, Mestre Canteiro, por elle foi dito que debaixo das Condições que se achão extipuladas se obriga a cumprir dando-lhe por cada Metro Cubico a quatro ,mil seis centos e quarenta e nove reis. E que ofereçe por seu fiador e abonador a Joze Ferreira da Faniqueira. E por não haver quem por menos offereçesse digo menos a forneçesse depois de serem prehenchidas todas as formaliades da Lei e estillo lhe foi entregue esta arremataçãopelo preço supra mencionado de quatro mil seis centos e quarenta e nove reis pos cada Metro Cubico posto na Obra, o qual arrematante neste mesmo acto s eobrigou a cumprir pelos seus bens prezentes e feturos e no milhor parado delles. estando neste mesmo acto prezente Joze Ferreira Carpinteiro da Faniqueira, de que dou ffé ser proprio por elle foi dito que de sua propria e livre vontade fica por fiador e abonador do arremtatne e que por elle se obriga a comprir tudo o que exarado fica e isto pelos seus bens prezentes, e feturos e no milhor parado delles e isto na sua falta. E para constar se lavrou o prezente auto o qual depois de lido por mim Escrivão foi asignado pelo arrematante, fiador, e DIrector e testemunhas prezenciaes Vicente Augusto de Faria cazado proprietario e João do Patrocinio Batalha solteiro canteiro ambos desta villa e Eu João Augusto Freitas Sampaio Escrivão do Juizo Ordinario que o escrevi e assignei
(aa) João Augusto Freitas Sampº
Lucas Je dos Stos Prª
Archto Director
João de Oliveira Sonço
Joze Ferreira
Vicente Augusto de Faria
João do Patrocinio Batalha"

(transcrição a partir da obra "O Restauro do mosteiro da Batalha", de Soares, Clara Moura, Edições Magno, pag. 305 e seg.)

text.jpg

Additional Hints (No hints available.)