Não está nas coordenadas iniciais.
Esta é uma multi-cache (de contas simples e feitas em modo drive-in), que substitui a tradicional Miradouro de St.ª Bárbara, que foi entretanto arquivada.
O Município de Oliveira de Frades, ciente da importância e expansão do Geocaching, pretende reforçar a oferta desta modalidade, com a colocação de novas caches no território concelhio.
Com esta acção, o Município cria mais condições para a promoção desta actividade física de ar livre, familiar, em contato direto com a natureza; bem como, a promoção turística e patrimonial do concelho.
A capela de Santa Bárbara, na Fiadeira, em Souto de Lafões, contempla, da sua posição elevada, toda a aldeia. O Monte que a aconchega recebeu o mesmo nome, Monte de Santa Bárbara.
Construída no século XVIII, em 1771, esta pequena capela, teve como promotores os paroquianos e alguns moradores ilustres da aldeia: o capitão João António Dias, o alferes Manuel Lopes da Costa Bandeira e o capitão Luís José de Almeida.
O templo em granito, caiado a branco, apresenta planta retangular, quatro pequenas janelas e uma única porta de acesso ao interior.
Um altar de feição barroca aguarda a imagem da Santa, colocada apenas em dias festivos, para contemplação e adoração dos fies. As cerimónias a Santa Bárbara, a virgem mártir padroeira das revoadas, decorrem a 4 de dezembro. Nesta data, a imagem da Santa, ornamentada, com um manto em cetim azul, é levada, num andor, em procissão ao cruzeiro mais afastado da capela.
No final do século XX, a capela recebeu obras de beneficiação. Foi-lhe acrescentado um alpendre, em frente à porta de entrada, que muito agradou aos fiéis, pois estavam protegidos das intempéries que, tantas vezes marcavam, as celebrações do dia de Santa Bárbara.
Aproveitando a paisagem envolvente e a beleza panorâmica que o Monte de Santa Bárbara oferece a quem o visita, foi construído, no final dos anos 90, do século passado, um miradouro junto à capela. O miradouro, de forma otogonal, foi talhado em granito. O acesso, a este, faz-se por alguns degraus, também em granito. A paisagem que se contempla é de arregalar os olhos, a norte o Vale do Vouga, que inclui as povoações da encosta meridional da serra da Gralheira, ao sul, a Penoita e os pontos mais elevados da serra do Caramulo.
O usufruto dos campos de ténis, nas proximidades, promovidos pela FORMA (Associação de Melhoramentos, Recreio e Desporto de Oliveira de Frades), na atualidade, em elevado estado de degradação, é reclamado pela Comissão de Compartes de Souto de Lafões.
Os ditos campos de ténis, para descontentamento da população local, vieram substituir no final da década de 90, um campo de futebol em terra batida. Animadas partidas eram disputadas com regularidade neste espaço de convívio. Eram frequentes as disputas entre a equipa dos rapazes «solteiros» contra a dos homens «casados».
Abandonado, já há largos anos, foi o campo de tiro aos pratos, em tempos aqui existente.
|