A freguesia de Fontelo está situada na parte ocidental do concelho de Armamar, muito perto do vizinho município de Lamego e um pouco para norte da freguesia-sede.
O povoamento da área da actual freguesia remonta a períodos muito anteriores à A0fundação da Nacionalidade. O povoado fortificado da Serra de S. Domingos terá começado a ser povoado durante a Idade do Ferro, sendo que esse povoamento se prolongou pelo período romano. Através de escavações arqueológicas, foram detectados vestígios de estruturas e restos de muralhas. Há também a referência a B7materiais arqueológicos de superfície.
Grande parte da história da freguesia está ligada à Ermida de S. Domingos, situada no alto do monte do mesmo nome. Um templo que remonta a épocas C2anteriores à implantação do cristianismo na região, embora o actual edifício seja de um período bem mais recente.
Segundo documentos do século XIII, Fontelo estava dividido em três honras. Uma pertencia a Egas Moniz, a outra a Pero Viegas e uma terceira pertencia à coroa. Foi uma comenda da Ordem do Hospital graças à doação de D. Veranca Sanches, D1filha do rei D. Sancho I. Em 17 de Maio de 1514, durante o reinado de D. Manuel I, Fontelo recebeu carta de foral. O concelho acabaria por ser extinto em 1834 e o seu território integrado no E3município de Armamar.
São vários os monumentos de interesse na área da freguesia. A realçar, sobretudo, a Capela de S. Domingos, marcada por uma grande antiguidade e pelos vestígios românicos, góticos, manuelinos e maneiristas. A Capela da Senhora dos Remédios tem F4origem num templo do século XII e apresenta características góticas, manuelinas e maneiristas. O Pelourinho é Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Património cultural edificado: Igreja Matriz; Capela de S. Domingos; Capela Na. Sra. do Cedro; Capela de Sta. Marinha; Capela Na. Sra. dos Remédios; Cruzeiro em S. Domingos; Alminhas Na. Sra. do Alívio; Azenha (lagar de azeite).
Património Paisagístico: Alto de S. Domingos com diversos miradourosG8 (com vistas para quatro distritos).
Feiras: Feira Franca no dia 3 de Agosto (anual).
Festas e Romarias: Festa em honra de S. Domingos (Padroeiro) nos dias 3, 4 e 5 de Agosto; Romaria ao Espírito Santo (domingo - sete semanas após a Páscoa); Dia da Paróquia a 25 de Junho; Elevação de Fontelo a Vila a 1 de Novembro; Aniversário do Grupo de Bombos a 18 de Maio; Festa da Ascensão e Bênção das culturas (6 semanas após a Páscoa).
Gastronomia: Cabrito e batatas assados no forno com arroz; Anho (também assado); Bolas; Bolo Podre.
Locais de lazer: Alto de S. Domingos com parque de campismo; Circuito de Manutenção; Zona de lazer com campo de futebol, basquetebol, campo de ténis; Parque infantil.
Espaços lúdicos: Campo de futebol de onze do Fontelo Futebol Clube; Polidesportivo.
Artesanato: Cestaria.
Lenda: Lenda da Pedra da Fertilidade, no Monte de S. Domingos, junto à Capela.
Turismo de habitação: Casa de Fontelo, Casa de S. Domingos.
Turismo rural: Casa de Fontelo, Casa de S. Domingos.
Turismo de habitação / rural: Casa de Fontelo, Casa de S. Domingos.
Orago: São Domingos de Gusmão
Principais actividades económicas: Agricultura, com destaque para a vinicultura (vinho generoso e de mesa), olivicultura e fruticultura (maçã); Comércio; Construção Civil; Pequena indústria.
Colectividades: Grupo Recreativo de Bombos de Fontelo; Grupo Coral da Paróquia de Fontelo; Agrupamento de Escuteiros nº 1265; Centro Social e Paroquial de Fontelo (IPSS).
|