
A Vila de Unhais da Serra, detentora de uma altitude de 750m, situa-se na base da vertente Sudoeste da Serra da Estrela, num vale de origem glaciar, onde corre a ribeira de Unhais que resulta da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa.
O Poço d'Achada é um dos poços de banhos que as gentes de Unhais utilizavam e utilizam para resfrescar nos dias quentes de verão.
Hoje, o Poço tem uma comporta que enche no verão, aumentando o espelo de agua utilizavel, mas no passado, eram as gentes de Unhais que rolavam as pedras para fazer as represas.
Subindo a Ribeira pode-se encontrar alguns lugares e recantos de mais puro prazer, incluido pequenos poços que são optimos SPA's naturais.
A cache, é um tesourinho que se encontra junto da Ribeira, alguns metros a norte do Poço d'Achada escondida na natureza.
Por favor, mantenham a origem da camuflagem natural da ribeira.

