Skip to content

<

V@queirinho... Yeahhhhh

A cache by difus3 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/28/2015
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






Vaqueirinho

Aldeia afastada da estrada nacional e próxima do Catarredor. Edificações dispostas de modo compacto com passagens estreitas e difíceis.
Trata-se de uma zona húmida de elevada riqueza natural, encontrará locais com grandes vistas panorâmicas. Pela variedade e extrema riqueza da sua fauna e flora, insere-se na Rede Natura, uma rede europeia de sítios protegidos que assegura a biodiversidade, conservando e restabelecendo habitats naturais, plantas e animais selvagens de forma a manter as características típicas dos locais.
As aldeias de xisto, a serra, os caminhos íngremes e estreitos compunham a paisagem das gentes serranas. Por estes velhos caminhos se uniam as aldeias dispersas nas vertentes da serra, se chegava aos socalcos cultivados, aos soutos, ou aos moinhos escondidos nos meandros das ribeiras. Por eles se descia à vila para negociar o carvão entre outros bens produzidos na serra.



No passado, os caminhos estavam intimamente ligados ao dia-a-dia da população das aldeias serranas, por serem um meio de comunicação com as populações vizinhas e o único acesso às suas fontes de subsistência. A desertificação levou ao abandono dos caminhos que lhes retirou a sua melhor manutenção: a de serem caminhados. Hoje, alguns destes caminhos são ainda usados pelos poucos habitantes das aldeias, mas os caminheiros são os principais agentes na revitalização destes percursos.
A sinalética indica-nos os pontos de referência da aldeia e dá-nos a conhecer os seus segredos. A audição é estimulada por um som forte, emitido pelo canto dos pássaros, pelas folhas que escorregam pelo chão ao sabor do vento, pelas asas das abelhas. O cheiro é encantador, a um odor de verde da natureza. O sabor está envolto no gosto delicioso das castanhas que caíram dos castanheiros.

Algumas aldeias da serra da Lousã, nomeadamente o Vaqueirinho e o Catarredor, têm acolhido novos habitantes provenientes de vários locais da Europa, que encontraram nestes locais a tranquilidade e qualidade de vida que dizem não trocar por nada.





Embora abandonada e vítima de um grande incêndio que a devorou, a aldeia ainda guarda o testemunho de ruelas e de paredes em xisto que encerravam as inúmeras casas. A paisagem convida ao descanso e à contemplação.



A Cache


Por la tive o previlégio de encontrar alguns moradores ao qual entre outros temas de conversa o Geocaching tambem fez parte, e eles tem todo o conhecimento desta cache no local, aliás, o GZ foi a população local que o aconselhou.
Espero que gostem e que tirem fotos, muitas fotos.. e publiquem juntamente com o respetivo log!
Fica um exerto do que poderão encontrar.

Ficarei a espera da vossa visita!

https://www.youtube.com/watch?v=XXoCgOaoHGA


Additional Hints (No hints available.)