
O Teatro Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de Abril de 1885. A sua construção deveu-se ao esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense com o objectivo de construir um edifício civilizador.
É um Teatro à italiana projectado por José Geraldo da Silva Sardinha com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de 400 lugares.
O Pano de Boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos e o tecto, uma imagem do céu em trompe l´oeil, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.
Este Teatro, verdadeiro ex-líbris da cultura vianense e alto-minhota, tem acolhido os mais importantes espectáculos de Música, Teatro, Ópera, Dança e Cinema da região.
A Câmara Municipal adquiriu o edifício em 1985, numa altura em que a sua degradação se acentuava. Desde então tem promovido obras de beneficiação, primeiro, em 1993, dando segurança e comodidade ao público e, numa segunda fase, dotando a caixa de palco dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espectáculos.
O Teatro Municipal Sá de Miranda entra assim no ano 2000 renovando e alargando o seu papel fundamental na vida cultural vianense.

TEATRO DO NOROESTE - CENTRO DRAMÁTICO DE VIANA
O Teatro do Noroeste - CDV é a companhia profissional de teatro residente no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo.
Fez a sua estreia pública em 6 de Dezembro de 1991 no âmbito do Centro Cultural do Alto Minho, autonomizando-se como cooperativa em 1994.
Em 23 anos de atividade realizou 120 produções, a que assistiram mais de 430.000 espetadores, em mais de 3.170 representações, com textos de 55 dramaturgos, 24 dos quais portugueses, em que colaboraram 214 atores, 23 encenadores e 50 outros criadores, entre músicos, cenógrafos e demais técnicos. Em 2009 foi-lhe concedido o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
Em 2013, pela primeira vez na sua história, o Teatro do Noroeste - CDV não foi contemplado com qualquer apoio financeiro por parte da tutela. Forçado a uma reestruturação profunda, o projeto artístico e profissional do Teatro do Noroeste - CDV reinventou-se e manteve a confiança no seu percurso, patente na dedicação com que a sua equipa de atores e técnicos contribui diariamente para a continuidade deste projeto de um teatro para uma região.
Com os objetivos de aprofundar a relação com a comunidade a nível local, concelhio e distrital; reforçar os laços de cooperação com a autarquia de Viana do Castelo e recuperar a confiança da Direção-Geral das Artes, o Teatro do Noroeste - CDV conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa, Europa C. & Kraft, Crédito Agrícola - Caixa do Noroeste, assim como com o apoio de um conjunto de parceiros locais composto por empresas do setor comercial e turístico da região de Viana do Castelo.
"VENHA AO TEATRO!!!!!"