
Antigo Geodésico
Distinguiu-se historicamente este ponto, um dos marcos geodésicos que ancestralmente dividia e alegadamente separava a freguesia da Ribeirinha da freguesia do Porto Judeu. Terá sido muitos pontos geodésicos como estes que dividiam igualmente algumas das freguesias da ilha.
Destaca-se no mapa de 1602, em que a Ilha se apresenta dividida em três concelho: Angra, São Sebastião e Praia, com a eventual passagem da divisória neste local.
Desconhece-se assim em concreto desde quando a sua implementação, reportando-se talvez aos indícios do povoamento, bem marcado pelo frontispício em ruinas da moradia, em cantaria nas suas traseiras, bem como a riqueza de aproveitamento da água, patente igualmente pela torneira, ornada com placa em moisaco: J.C. 77 e as diversas construções de tanque semi-soterrado e divisórias de algumas arquinas, da água daquele bem, socialmente distribuído.
Denota-se já pela sua construção em cantaria o cuidado em o fazer distinguir como ponto importante e que deu pela toponímia o nome ao arruamento sito em frente – Canada do Marco Velho.
Recentemente, em 2014, lá ladeou também aquele legado histórico e ora a bem aproveitado que o fez chegar aos nossos dias, a passagem bíblica, na Procissão dos Passos Pascal, da ajuda de Simão de Cireneu a Jesus, quando carregava a cruz.

Do acesso à cache ...
Cuidado na passagem e atenção às crianças, zona movimentada de MUGLES, com passagem perto de veículos e autocarros.
Da ajuda que precisarem além do Simão de Cireneu, procurem mesmo a placa antiga J.C. 77 e a cerca destes 77 centímetros para Este, lá encontrão …
Não está visível da estrada, apesar de ser acessível. Uma pequena elevação, com apoio no patamar do espaço da bica da torneira, muita ajuda. Não sendo necessário entrar em prédio alheio.
Loguem fora daquele espaço, na posse do container. Depois colocá-lo e pugnar para que vede e se encontre bem fechado.
Ver o hint …


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator