Localizada em Casal de S. João.
Modesta e incaracterística.
Acima da porta uma cruz de Malta, por ter sido esta ordem senhora da terra.
Retábulo singelo, de quatro colunas torcidas, que ladeiam dois painéis de pinturas esmaecidas.
S. João, de pedra, é trabalho corrente do século XVII.
FESTA DE SÃO JOÃO
Realiza-se todos os anos na 1ª quinzena de Julho
TURISMO
Localizada no centro do país, a Freguesia de Vila Cova de Alva e Anceriz é um local obrigatório para visitar.
Com uma natureza envolvente fora de série e o som do Rio Alva a passar, é um destino para descansar e saborear uma gastronomia própria produzida na terra. Há ainda quem visite e queira ficar.
Por ser um local tranquilo, tem havido um crescente número de estrangeiros que aqui fazem a sua habitação e aqui decidem ficar a viver.
Vamos partir à descoberta de mais uma freguesia da serra do Açor, ainda dentro do concelho de Arganil e vamos diretamente para Vila Cova do Alva.
Para além de Vila Cova de Alva, da freguesia faziam também parte as aldeias de Casal de São João e Vinhó mas, este ano, no âmbito da reforma administrativa nacional, passou a integrar também a extinta freguesia de Anseriz, formando a União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anseriz.
Esta localidade denominava-se inicialmente Vila Cova de Sub-Avô e, só em 25 de Julho de 1924, passou a designar-se por Vila Cova do Alva. Situa-se na margem esquerda do rio Alva, a 19km da sede de concelho, Arganil. Foi vila e sede de concelho até 1836, com priorado, sendo donatários os bispos de Coimbra e condes de Arganil e guarda, até aos dias de hoje, edifícios religiosos e solarengos testemunhos dum passado influente na região.
Caminhando pela aldeia, podemos apreciar alguns destes monumentos como são os casos do Solar dos Condes da Guarda, o Solar Abreu Mesquita, o edifício dos Osórios Cabrais, a rua Quinhentista, o Pelourinho do Século XVI, a igreja matriz, igreja da Misericórdia, igreja do convento de Santo António,...
GASTRONOMIA
De entre os muitos produtos e especialidades locais e regionais, temos alguns que merecem um especial destaque na gastronomia local.
GASTRONOMIA TÍPICA
Bucho (de Vila Cova de Alva)
Queijo artesanal
Coscoréis
Tigelada
Broa
Biscoitos, os “farta-rapazes”
Bolos grossos
cache
A cache com iman, é um recipiente pequeno, deve trazer caneta.
Pedimos imenso cuidado com a força para garantir a sua longevidade. Seja discreto.
Não permite trocas!
Preencha a página de fotos: p
Divirta-se