A 2 de Maio de 2000, o governo decidiu desligar a disponibilidade seletiva. O sinal gps até então, usado por militares, passaria agora a poder ser usado por civis.
Um entusiasta, Dave Ulmer, consultor de informática, quis testar a precisão do sistema e teve uma ideia. Chamou a idéia de: "Great American GPS Stash Hunt".

No dia 3 de maio, ele colocou seu próprio recipiente, um balde preto, num bosque perto de Beavercreek, Oregon, perto de Portland com um diário de bordo (logbook) e lápis, ele ainda deixou vários itens, incluindo um Video VHS (George of the Jungle), Software (TOPO USA), uma bala, uma lata de feijões, um livro (Ross Perot) e 4 notas de 1 dolar.
O localizador teria que localizar o recipiente apenas com o uso do seu receptor GPS. As regras para o localizador eram simples: tirar algumas coisas, deixar outras coisas. Ele compartilhou o ponto de passagem do seu "esconderijo" com a comunidade on-line: sci.geo.satellite-nav.
Em três dias, dois leitores diferentes leram sobre o seu esconderijo na Internet, usaram seus próprios receptores de GPS para encontrar o recipiente e compartilharam suas experiências online.
Ao longo da semana seguinte, outros, animados com a perspectiva de esconder e encontrar algo, começaram a esconder os seus próprios recipientes e a postar coordenadas. Como muitas idéias novas e inovadoras na internet, o conceito espalhou-se rapidamente mas esta era necessário sair do seu computador para participar.
No primeiro mês, Mike Teague, a primeira pessoa a encontrar o esconderijo de Ulmer, começou a recolher as mensagens on-line de coordenadas ao redor do mundo e documentá-los na sua página pessoal. O "GPS Stash Hunt" forum criado para discutir a atividade emergente. Um dos assuntos foi a possibilidade de substituir o nome "stash" devido às conotações negativas desse nome.
A geo prefixo, para a Terra, foi usado para descrever a natureza global da atividade, mas também para o seu uso em temas familiares em gps como a geografia.
Caching, da palavra cache, que tem dois significados diferentes, o que torna muito apropriado para a atividade. A palavra francesa inventado em 1797, a definição original a que se refere a um esconderijo que alguém iria usar para armazenar temporariamente itens.
A combinação de terra, escondendo e tecnologia fez de “geocaching” um excelente termo para a atividade, no entanto, o "GPS Stash Hunt" foi o termo original e mais amplamente utilizado até Mike Teague passou a tocha para Jeremy Irish em setembro de 2000.
Com um valioso contributo de Mike Teague, o novo site foi concluído e anunciado à comunidade em 2 de setembro de 2000. Na época, quando foi lançado, havia 75 caches conhecidas no mundo, assim nasceu o "www.geocaching.com"
No local escolhido por Dave Ulmer para esconder a primeira cache, existe uma placa alusiva a esse feito.
