FORAL DE FROSSOS - 1514

O Foral da Vila de Frossos foi concedido por D. Manuel I em 22 de Março de 1514.
No foral, cujo original foi conservado ao longo dos anos pelas gentes de Frossos, encontram-se expressos alguns benefícios e privilégios de que a Ordem de Malta (a essa data Ordem dos Cavaleiros de Rodes) era titular.
"A presença da Ordem de Malta em Frossos remonta ao tempo da primeira sede desta Ordem Militar e Religiosa em Portugal e, também assim, ao tempo em que, conquistada mais uma “parcela” daquele que viria a ser o Portugal que hoje conhecemos, se tornava necessário defender e povoar a mesma. O rio Vouga constitui uma das primeiras linhas naturais de defesa, o limite de uma das primeiras “parcelas” de território que interessava defender e povoar".
Frossos revelou-se como uma das comendas estrategicamente melhor posicionadas para cumprir o desiderato da defesa na conquista do território português.
O Concelho de Frossos foi extinto em 1836, por integração no concelho de Angeja, passando depois ao concelho de Albergaria-a-Velha, em 1853.
O Dr. António Capão publicou, em 1984, o livro "Carta de Foral da Vila de Frossos".
A cache:
- É composta por dois pontos, primeiro e final
- Obrigatório caneta de acetato para que o log seja validado (não permitiremos fotografias ao container nem autocolantes)
- Apesar de os vizinhos estarem alertados para o jogo há que ser discreto e não perturbar com ruídos em horários impróprios
Por favor, não subir para os canteiros nem mexer ou danificar.