Skip to content

Craftwork... made by nature EarthCache

Hidden : 04/28/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Os vulcões

Vulcão  é um ponto da superfície terrestre por onde o material fundido (magma), gerado no interior da terra e, ocasionalmente, material não fundido são expelidos. Estes materiais acumulam-se ao redor do centro emissor, dando lugar a relevos com morfologias diferentes. De acordo com esta definição, um vulcão não representa unicamente uma morfologia (em formato de cone ou montanha), mas é o resultado de um complexo processo que inclui a formação, ascensão, evolução, emissão de magma e depósito destes materiais. O estudo dos vulcões e seus fenómenos é a vulcanologia.

Os vulcões são uma manifestação superficial da energia interna da Terra. A temperatura e a pressão são incrementadas na medida em que nos aproximamos do interior do planeta, alcançando uma temperatura de 5000°C no núcleo. O efeito combinado da temperatura e da pressão em diferentes profundidades provoca um comportamento diferente que se estrutura em diferentes camadas.

Alguns vulcões são mais activos do que outros. Pode se dizer que alguns estão continuamente em erupção, pelo menos no presente geológico. O Stromboli, situado nas Ilhas Lípari, na Itália, tem estado activo desde a antiguidade. O Izalco, em El Salvador, está activo desde sua primeira erupção, em 1770. Outros vulcões activos de maneira constante estão numa cadeia, chamada Cinturão de Fogo, que rodeia o Oceano Pacífico. Na Cordilheira dos Andes, estima-se que existam mais de 60 vulcões que podem ser considerados activos.

Muitos outros vulcões, como o Vesúvio, permanecem em um estado de actividade moderada durante períodos mais ou menos longos e depois repousam durante meses ou anos. A erupção, depois de um período de latência, costuma ser violenta, como aconteceu com o monte Pinatubo, que, depois de seis séculos, teve uma violenta erupção.

Numa erupção violenta de um vulcão a lava está carregada de vapor e outros gases, como dióxido de carbono, hidrogénio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, que escapam da massa de lava expelida nas grandes explosões, ascendem formando uma turva e densa nuvem, estas nuvens descarregam, muitas vezes, chuvas copiosas. Porções grandes e pequenas de lava são expelidas em direcção ao exterior, e formam uma fonte ardente de gotas e fragmentos classificados como bombas, brasas ou cinzas, segundo seus tamanhos e formatos.

 

A enorme quantidade de energia liberada durante uma erupção explosiva pode ser avaliada em função da altura que as rochas e cinzas são projectadas. Há relatos de que as cinzas do Krakatoa, na Indonésia, foram lançadas a uma altura de 27 km, em 1883. As nuvens de vapor e poeira assim expelidas podem produzir efeitos atmosféricos e climáticos duradouros.

Lava Pahoehoe ou encordoada

Pahoehoe (do Havaiano pahoehoe, que significa 'macio') ou encordoada são geralmente escoadas de lavas basálticas. A sua superfície é macia e encordoada. As escoadas deste tipo avançam como uma série de pequenos lóbulos e dedos que rompem continuamente a superfície arrefecida. A textura da superfície das escoadas lávicas do tipo pahoehoe é muito variável apresentando várias formas referidas por vezes como esculturas de lava.

Para efectuares o log nesta Earthcache tens de responder às seguintes questões:

1 - Qual a textura da escoada lávica que encontras no local?;

2 – As rochas são porosas?;

3 - Qual a cor das rochas existentes no GZ?;

4 - Do GZ consegues ver outra ilha?;

5 – Há alguma “construção” humana no GZ? Se sim, identifica-a.

 

 

Envia as tuas respostas para o email disponível no meu perfil. 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)