Skip to content

Furnas na Ericeira EarthCache

Hidden : 5/5/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FURNAS NA ERICEIRA



ERICEIRA:


Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.
Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias.
A história da Ericeira remonta, assim, a cerca de 1000 a.C..
Ericeira foi construida por gente do mar.
Daquí partiu a 5 de Outubro de 1910 a familia real, após a implantação da Républica e com a conivencia da população.
Fica em cima dum terreno escarpado, e com forte brisa martima, e cheias de furnas devido á forte erosão do mar.
As praias da Ericeira estão entrecortadas com rochedos, começam na de São Sebastião, Algodio (ou do Norte), pescadores e treminando na da Baleia (ou do sul).
Quem visita a Freguesia da Ericeira não podem deixar de ir as Furnas e o Forte da Ericeira
Construídas em 1670 por causa de uma guerra contra o domínio Espanhol, as furnas e o Forte da Ericeira sofreram durante centenas de anos a ação do mar.
No entanto, o maior dano aconteceu no grande terremoto de 1755.
De 1819 até hoje, o forte e as furnas foram reconstruídos e reparados dezenas de vezes.




As furnas representam um dos elementos mais importantes na paisagem da vila. Sendo uma zona parcialmente coberta por cimento artificial, a erosão existente é bastante visível, tendo em conta a proximidade do mar. Devido à meteorização química (alteração das propriedades químicas) das rochas desta zona, é-nos permitido concluir que as rochas têm componentes de calcário na sua composição e a sua formação ocorreu em ambiente de águas relativamente calmas. Para além destas rochas, podemos observar também calcários menos puros, viveiros de lagostas e diversos miradouros. A paisagem em que nos encontramos é rica em calcários com uma forte componente de carbonato de cálcio.







A Formação Furnas é constituída por arenitos esbranquiçados degranulação grossa a média, mal a moderadamente selecionados, intercalados com camadas e lentes de arenitos médios e finos, níveis de cascalheiras e conglomerados, além de níveis mais sílticos com bolsões, pelotas e até pequenas lentes de argila branca. Quartzo, feldspatos e muscovita são os minerais predominantes nessas rochas. As estruturas sedimentares são abundantes e variam de pequeno a grande porte, ocorrendo laminações plano -paralelas subhorizontais, estratificações cruzadas tabulares angulares atangenciais, acanaladas até festonadas, além de marcas onduladas de corrente e de onda, e estruturas de corte e preenchimento. Essas rochasapresentam conjuntos de fraturamentos concordantes e discordantes com oacamamento, predominado uma rede de juntas ortogonais ao mesmo.
O ambiente de sedimentação da Formação Furnas é considerado neste caso, como uma interação marinha.
A atuação do agente é a água do mar ea energia das ondas provenientes das marés e do vento.







Os processos que ocorrem são: erosão, transporte e deposição.
O tamanho e a força das ondas quebram contra a costa tem o seu efeito sobre o grau de erosão. Em condições normais, as ondas podem corroer a linha costeira em uma média de 1 a 1,5 metros por ano. Durante tempestades com a ação das ondas pode aumentar. Ondas enormes bater mais forte. O nível da erosão da linha de costa pode ser aumentada para 25 metros em um dia.
Dependendo do tipo de rocha que constitui o litoral afeta o grau de erosão. Algumas rochas não corroer tão rapidamente quanto os outros.
A força das ondas leva intensidades como a energia eólica, profundidade e características de fundo. Esta força pode ser de 30 toneladas por metro quadrado. Estima-se que 70 metros ondas profundas que ainda exercem uma ação.
As alterações no perfil dos custos ocorrem como um resultado do impacto directo das ondas, que têm uma força muito grande, especialmente durante as tempestades fortes. Esta força é adicionado pressão gerada pelo ar comprimido que está à frente da onda.
Ondas fragmentos estão começando a rochas ou as já existentes no mar, eles são liberados pelas ondas e outra vez, contribuindo fortemente para a modelagem da costa.
Entre as correntes envolvidas na formação do destaque costa, ou seja, aquelas causadas por o ir e vir das ondas, correntes geradas pela incidência e ressaca, que usam as rochas e transportar os materiais relacionados com este desgaste ; caso contrário, eles ficam a maré, que pode atingir força ao mover-se por lugares estreitos, ganhando velocidade.
Vento é um dos fatores que tem mudado ao longo da face da costa. Assim, o golpe de offshore para a terra, e, inversamente, provoca alterações no nível da água.
O processo químico primário é observado nos custos de dissolução, isto é, a água do mar é capaz de dissolver neste caso rochas, provocando vazios ou isolamento de fragmentos e conferir estruturas peculiares. Especialistas correspondem às características da estrutura das rochas da costa, como a natureza e grau de dureza do mesmo, o tamanho e a abundância de materiais a granel, a profundidade do mar perto da costa as características.
A erosão das costas rochosas causados ​​por ondas acontece lentamente, mesmo em lugares onde as rochas são relativamente suave. Taxas de erosão por ano sobre as falésias são um metro, e representa cerca de 5 por cento da erosão material que trata de praias do mundo.
Como resultado da erosão e acumulação, litorais estão adquirindo uma topografia peculiar.





As cavernas esculpidas nas falésias muitos têm pequenos começos. Começam a se formar quando as ondas corroído fracos da zona do rock, talvez uma pequena pausa ou rachadura. Aumentando o tamanho de abertura, as águas rasgar grandes peças de paredes e lançá-los contra a cavidade de modo que a cavidade está a tornar-se cada vez maior.






A EarthCache


No local das coordenadas responde às seguintes perguntas:
-1. Quais são os fatores que causam o fenômeno da erosão de furnas?
-2. No GZ há uma rachadura vertical na rocha da esquerda provocada pela erosão, poderia indicar quão é o alto da rachadura? Aprox.
-3. No local, você pode ver mais efeitos de erosão do mar? Você pode dizer o que são?
-4. Em um degrau da escada ao lado de GZ, você pode ver claramente tres letras feitas com pequenas pedras, podes indicar quais são essas letras?
-5. Opcional: sacar uma foto no local.
Envia as respostas por mail. Se as respostas estiverem certas, o teu log permanece. Caso estejam erradas, nós entraremos em contacto com você.


Additional Hints (No hints available.)