Skip to content

Couto de Esteves Traditional Geocache

This cache has been archived.

Caracois Turbo: Gone. Não vai ser reposta

More
Hidden : 05/19/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Couto de Esteves é uma freguesia portuguesa do concelho de Sever do Vouga, com 16,95 km² de área e 1.055 habitantes. Densidade: 76,7 hab/km². Orago: St. Estêvão. Apesar de pequena é, sem dúvida, uma aldeia invejável, pela sua riqueza histórica, patrimonial e paisagística.

Couto de Esteves divide-se pelas seguintes povoações: Couto de Cima (sede de freguesia), Amiais, Catives, Cerqueira, Couto de Baixo, Lameiras, Lourizela, Mouta, Parada, Vilarinho e os núcleos habitacionais do Barreiro, do Coval, da Quinta do Rodo, da Quinta da Sernada, da Quinta de Souto Cerejeira e da Quinta do Vouga.


Igreja de Couto de Esteves

A população da freguesia do Couto de Esteves ronda os 1.055 habitantes. Salientamos uma grande percentagem de idosos. A maior parte da população feminina activa pratica a agricultura típica da região. Normalmente os homens trabalham noutras actividades, incidindo essencialmente na construção civil e obras públicas. Existindo uma pequena percentagem de emigrantes sazonais. A maior parte dos jovens estuda. Sendo uma percentagem bastante razoável universitários.


Casa da Fonte

A principal festa de Couto de Esteves é a Festa do Senhor, 2.º domingo de Julho, de salientar a majestosa procissão. Temos ainda a Festa ao São Pedro em Parada, a 29 de Julho, São João em Lourizela, a 24 de Junho, Sr.ª do Amparo e São Francisco de Assis, nos Amiais no dia de Pascoela, Sr.ª da Boa Hora em Catives no 3.º domingo de Agosto e a festa em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem em Cerqueira no 1.º domingo de Julho. Também é tradição fazer na época de Natal os leilões de oferendas ao Menino Jesus.


Alminha

A matança do porco é ainda tradição na nossa terra, normalmente feita no Inverno. Em épocas de festas é habitual fazer a vitela e arroz no forno a lenha. Como sobremesa não pode faltar a tradicional aletria e o leite-creme caseiros. Também ainda se faz a broa de milho caseira.


Igreja de Couto de Esteves

Na freguesia ainda se cultiva o linho, embora seja em pequena quantidade. Efectuam-se todos os amanhos através dos processos artesanais, até à obtenção do produto final. Ainda se faz no Couto de Esteves cestaria.


Anta da Cerqueira

Additional Hints (No hints available.)