Esta cache encontra-se junto de um monólito granítico, onde poderá ser observada arte rupestre. O Bloco de granito encontra-se fincado no solo no centro de uma chã situada num esporão avançado da vertente sudeste da Serra de Salgueiros, junto à estrada que conduz de Rocas do Vouga à Capela de S. Tiago do Arestal.

A estela do Cadaval serve as funções de marco de limite territorial entre os concelhos de Sever do Vouga e Vale de Cambra e entre as freguesias de Rocas do Vouga e Junqueira, situando-se sobre a linha divisória que sobe na direção do planalto do Arestal ao encontro do marco inserido no muro da Capela de Santiago (Menir dos Lameirinhos) junto à cache "Arestal".
Trata-se de um bloco de granito afeiçoado que ostenta entalhes, assemelhando-se morfologicamente a uma estela. No aniverso, que corresponde à face virada à estrada, ostenta três motivos gravados, alfabetiformes, que se sucedem ao longo do eixo vertical da superfície mas encontram-se dispostos em posição horizontal: A S C. Observou-se que a letra S exibe um prolongamento com sulco menos profundo e mais degradado que permite uma leitura complementar deste motivo como um meandro.
Fonte: Genius Locci