Skip to content

This cache has been archived.

JLousada.81: Infelizmente deixei de ter tempo para o Geocaching!

More
<

Quinta do Montado [Vila Nova de Gaia]

A cache by JLousada.81 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/20/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Quinta do Montado

A Quinta de Marques Gomes, também referida como Quinta do Montado localiza-se na freguesia de Canidelo, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.


História

Na margem esquerda do rio Douro, constitui-se numa vasta propriedade de 36 hectares. O palacete constitui-se em uma ampla edificação, de boa traça, com 37 salas distribuídas entre o rés-do-chão e dois andares, cercado por árvores e um jardim. No interior tem tetos lavrados e paredes ornamentadas com frescos.

A quinta foi propriedade do empreendedor e empresário Manuel Marques Gomes (1867-1932), benemérito de várias instituições e promotor de numerosas obras de interesse público entre finais do século XIX e a década de 1930.

No centro da quinta existe um palacete de finais do século XIX. Desabitado, foi ocupado no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974. Entre 1975 e 1991, abrigou o Centro Popular de Canidelo e a Cooperativa para a Educação de Crianças Inadaptadas.

A propriedade encontra-se hoje em mãos de uma empresa privada que apresentou um projeto que previa a construção de 1.100 casas ocupando uma área de 148 mil metros quadrados. Este ambicioso projeto construtivo gerou muita polémica, levando a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a chumbá-lo. Por acordo com a "Gaia Polis" e a Câmara Municipal de Gaia, a entidade promotora acabou por aceitar uma redução em dois terços da capacidade construtiva.

Para além disso, prevê-se preservar 100 mil metros quadrados de espaço verde que, cedidos à autarquia, irão permitir a criação do Parque Urbano do Vale de São Paio.

Info: Wikipedia

Passado

A Quinta do Montado - Canidelo - Gaia

A Quinta do Montado é um raro exemplar de arquitetura palaciana, a sua traça situa-se entre o chalet e o palacete e é atribuída a um arquiteto António Silva, que não consegui apurar se foi António Rodrigues da Silva Júnior ou António José Dias da Silva.

Ambos foram arquitetos de renome cujas carreiras fizeram furor nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, mas a pesquisa histórica tem destas coisas e os elementos disponíveis nem sempre são consistentes.

Foi construída em 1905 por Manuel Marques Gomes, um “self made man” que no final do séc. XIX fez uma imensa fortuna com negócios de vinho pelas terras de Vera Cruz.

Foi ele que construiu o apeadeiro de Coimbrões, instalou a rede elétrica, fez obras na igreja paroquial, ampliou o cemitério, fez um campo de futebol, montou fábricas de cerâmica e armazéns de vinhos, redes de estradas, socorreu os carenciados, contribuiu para várias obras de caridade, além de muitas outras marcas indeléveis que deixou à sua passagem.

Também este senhor deixou a sua marca no plano da cultura, tendo feito parte do Grémio Literário e do Clube Euterpe (precursor do Atneu Comercial do Porto), tal como foi benemérito de outras instituições filantrópicas...

A Quinta do Montado fica situada em Canidelo, uma freguesia de Gaia e tem um parque que constitui a área mais arborizada da zona do Porto. É uma propriedade murada com uma magnífica vista sobre o rio Douro. Um paradisíaco local que deveria ser aproveitado em todas as suas potencialidades.

O palacete que aqui se ergue é singelamente traçado com uma forte inspiração romântica, em que poderíamos com facilidade ser transportados para um conto de fadas. Segundo as descrições o seu interior era ricamente decorado com o maior requinte. Entre frescos, soalhos, estuques, azulejos e cantaria, esta casa era por si uma obra de arte.

Dizem que tinha trinta e sete cómodos dos quais pouco ou nada resta, que é um repetido mito que grassa na internet, dos seus interiores apenas sobram alguns vestígios do que um dia foi uma das mais ricas casas desta localidade. A sua fachada e alçados são plenos em pormenores e elementos decorativos que a ornamentam sem se tornarem exagerados.

Ao abordarmos esta monumental residência deparamos com uma escadaria que dava acesso ao andar nobre, da qual restam alguns escombros, há pequenos painéis de azulejos arte nova que foram gratuitamente vandalizados por grunhos e valdevinos.

Dos dois torreões ornados com pára raios e de onde se avistaria todo o parque envolvente, restam os esqueletos do que foi um telhado.

É fácil de imaginar um parque ecológico nesta propriedade, que as famílias pudessem frequentar.

Info: Ruin´arte

Presente

Quinta do Montado vai ficar com 126 habitações de luxo e novas árvores

Início das obras criou ferida na paisagem, mas o arquiteto garante que a situação é transitória. Polémico empreendimento é agora liderado por um fundo suíço

Desapareceu o grande maciço verde que dominava a paisagem do troço final da margem esquerda do Douro. Na antiga Quinta Marques Gomes, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, há agora, em vez de árvores, máquinas a trabalhar a todo o gás, movimentando terras e criando taludes, pouco tendo sobrado da antiga cobertura vegetal da colina. No futuro a área envolvente irá ser "reflorestada com vegetação mediterrânica".

"O que existia ali eram eucaliptos, que são o pior predador que existe. Não tinha interesse nenhum e resultou de uma plantação feita quando o terreno deixou de ter uso agrícola", segundo o qual os trabalhos em curso no terreno de 272 mil metros quadrados visam a sua infra-estruturação, que abrirá caminho à concretização do projeto imobiliário aprovado para o local. Está prevista a construção de 126 habitações, a maior parte das quais em moradias unifamiliares, e a reabilitação do palacete, no topo da colina.

A importância ambiental da antiga quinta foi defendida, ao longo dos anos, por várias organizações de defesa da natureza, que reivindicavam a sua manutenção e a criação de um espaço verde público, mas o coordenador do projeto, o arquiteto José António Barbosa, garante que a mancha verde era dominada por eucaliptos e acácias, espécies invasoras e consideradas nocivas. "Vamos plantar espécies autóctones adequadas ao enquadramento ribeirinho e marítimo", garantiu, acrescentando que esse processo será objeto de um "acompanhamento muito apertado" por parte do Parque Biológico de Gaia.

"Compreendo que a imagem atual do terreno seja agressiva, uma vez que estamos a movimentar terras para a abertura de arruamentos, mas é uma situação transitória. A paisagem será melhorada no futuro e terá uma qualidade muito superior", disse José António Barbosa. Para além da reflorestação dos lotes, também as vias do empreendimento serão arborizadas. Esta operação deverá, aliás, avançar ainda antes do início da construção das casas.

O desmatamento da Quinta Marques Gomes começou em 2009, tendo sido duramente criticado ao qual foi denunciado o abate de árvores centenárias, mas foi acelerado nos últimos meses, coincidindo com os preparativos dos trabalhos em curso. A instalação de infra-estruturas e construção de vias, que decorre há algumas semanas, deve prolongar-se por cerca de um ano.

O empreendimento que vai ser executado está a ser promovido por um fundo de investimento suíço e resulta da revisão sucessiva de um projeto que previa um volume de construção de 280 mil m2. O atual projeto resume-se a cerca de 50 mil m2 de construção.

O destino do antigo palacete, no topo do terreno, ainda não é certo. Os promotores pediram a reconversão do projeto inicial, que previa um hotel, para ali instalarem, em vez disso, "uma residência sénior". O programa, porém, não estará ainda totalmente fechado.

Info: Publico

Futuro

O projeto da Quinta Marques Gomes, na freguesia de Canidelo, Vila Nova de Gaia, visa o desenvolvimento de um empreendimento residencial de luxo, composto por vários edifícios de habitação coletiva, zona de moradias geminadas e isoladas, edifícios de escritórios, um lote destinado a uma escola e outro a um supermercado, bem como o desenvolvimento de um projeto de reabilitação do palacete existente e uma zona de estar (com health club e business center).

Cache

É uma cache de tamanho normal, que se encontra fora das instalações que são privadas. Leva a conhecer o local e a sua história que em tempos áureos foi o esplendor de Canidelo. Aconselho a dar uma voltinha na rotunda com o cachemobile para apreciarem o esplendor do edifício que já se encontra restaurado.

Para os FTF, STF e TTF deixei umas pequenas lembranças que podem recolher se gostarem.

Contém logbook e caneta para registarem o vosso log. Enjoy... :)

Additional Hints (Decrypt)

Trbpnpure aãb cerpvfn qr cvfgnf! Cerpvfn qr Trbpnpure rlr!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.