Pertencente à Freguesia de Vila de Rei, Vila Chão é uma pequena aldeia rural onde a maioria da sua população sobrevive sobretudo com o sustento da produção dos campos agrícolas.
Inserida no percurso da Rota das Conheiras como local de passagem, podemos ao longo do percurso usufruir de um vasto leque de recantos paisagísticos com enorme qualidade.
Tal como referido anteriormente, a população local dedica se especialmente à agricultura e criação de animais, existindo assim várias Fontes denominadas de Lavadouros ou Bebedouros.
Uma dessas Fontes localiza se à saída de Vilar Chão em direção à aldeia de Água Formosa, a chamada Aldeia de Xisto, sobre essa mesma Fonte pouco ou quase nada se sabe de concreto.
Segundo relatos locais, esta Fonte, de água de nascente, era antigamente utilizada para os animais beberem água quando iam ou regressavam dos pastos, daí o nome de Bebedouro.
Servia também para lavar a roupa suja que era carregada até lá, uma tarefa dura e ingrata, era ensaboada com sabão azul e esfregada na pedra áspera de granito, daí o nome Lavadouro.
Aqui juntavam-se várias mulheres da aldeia num ambiente de conversa e convívio, colocavam a conversa em dia, elas inteiravam se dos boatos e mexericos e dos acontecimentos da terra.
Hoje em dia, este lugar está um pouco “mal tratado” e “perdido no tempo” ficando assim para trás apenas lembranças de pessoas que por uma razão ou outra têm uma história para contar.
|