Actualmente temos como pontos de abastecimento os postos de combustíveis que temos espalhados por todo o mundo, onde abastecemos os nossos veículos motorizados. No passado, não muito distante, nas aldeias mais reconditas do nosso país, como era o caso de Ortiga, os postos de abastecimento eram estes bebedouros para animais. Esses animais tinham como principal tarefa ajudar na prática da agricultura e ou pecuária. Este bebedouro em concreto, já está desactivado apesar de ainda por aqui haver algumas pessoas que utilizam o burrito para ir até às suas hortitas, junto ao rio (os nateiros) ou nestas belíssimas encostas e abundantes vales. Também servia para os animais que transportavam o peixe que era pescado no rio e vendido pela freguesia e terrinhas vizinhas.
A história deste bebedouro resume-se desta maneira:
Em 22/9/1951 foi entregue na C. M. Mação o projeto para abastecimento de água ao lugar de Monte Novo, projeto este iniciado em 1949 por uma comissão de moradores. Em 1968 foi então construído um fontanário neste lugar que servia toda a população. O reaproveitamento da água derramada nesse fontanário era feito neste bebedouro de animais um pouco mais a sul para onde era conduzida a água sobrante. A generalização da água canalizada (potável), por todas as habitações da aldeia o abandono das terras, a mecanização dos utensílios agrícolas e consequentemente a quase inexistência de animais na lavoura, levaram a que alguns fontanários fossem desactivados/destruídos e este não fugiu à regra. Na actualidade o que podemos observar é o que resta destes pedaços de história e pensar no que foi a vida dos nossos avós!
Em relação à cache, espero que sejam cuidadosos no seu manuseamento e façam um esforço para deixar tudo como encontraram!
Espero que se divirtam!