AMOR À PRIMEIRA VISTA

Vista de Freixo de Espada à Cinta e Penedo Durão, a partir do Santuário da Nossa Senhora dos Montes Ermos.
Estávamos no mês Agosto do ano de 2008. Depois de tanto ouvirmos falar de Freixo de Espada à Cinta, lá resolvemos ir conhecer a vila transmontana. Alguns familiares e amigos já frequentavam esta zona do Douro Internacional, e não lhe poupavam elogios.
Já cansados da longa viagem, pois naquela época ainda não existia a estrada IC5, não víamos a hora de chegar. Até que, já a escassos quilómetros da chegada, nos deparamos com este magnífico cenário, 3 ícones de Freixo de Espada à Cinta, de uma só vez:
À esquerda, o monte em forma de cone, com o Santuário da Nossa Senhora dos Montes Ermos. Construída no século XVII, bem no topo de um amplo cabeço sobranceiro à vila, encontra-se muito bem conservada porque é a Santa Padroeira da Vila e à qual são dedicadas as festas de Verão.
Ao centro, uma vista geral da vila, de onde se destaca a torre do Castelo, edifício gótico com alguns troços de muralha, que contornam a igreja matriz manuelina, e uma singular torre heptagonal, conhecida por Torre do Galo, que fazia parte do castelo reconstruído por Dom Dinis. Na fachada central da Torre figuram as antigas armas da vila.
À direita, o imponente Penedo Durão, um enorme rochedo que se ergue sobre a margem direita do rio Douro. No seu topo existe um miradouro que, para além das excelentes vistas que oferece, constitui um local privilegiado de observação de aves.
Foi amor à primeira vista! Depois de uma paragem para observar aquele fantástico cenário com calma e fazer os devidos registos fotográficos, seguimos viagem na direção do centro da vila. Desde esse dia, nunca mais deixamos de visitar Freixo de Espada à Cinta.
A CACHE
A cache está localizada precisamente no local de onde se pode observar em simultâneo estes 3 ícones de Freixo de Espada à Cinta.
Junto à berma da estrada existe uma baía de estacionamento, onde podem deixar os carros em segurança e desfrutar calmamente daquele magnífico cenário.
Para garantir a durabilidade do container, tratem-no com cuidado e deixem-no bem protegido.
Boas cachadas!
|