A Ilha mais recente deste arquipélago é a é a ilha da Madeira, tendo emergido durante a transição do Mioceno para o Plioceno, há aproximadamente 5 milhões de anos, apresentando actualmente um relevo menos erosionado que as restantes ilhas. Desde a sua emersão até agora, podem salientar-se algumas fases relacionadas com o vulcanismo da sua formação, particularmente visíveis em diversos pontos da ilha da Madeira. O constante vulcanismo, agregado à erosão e a movimentos tectónicos, moldaram as diferentes ilhas do arquipélago no que elas são hoje, dando-lhe a orientação que tem, coincidente com o movimento da placa africana.
Disjunção prismática ou disjunção colunar (paisagem de origem basáltica) é um processo geológico tectónico que se dá quando, ao arrefecer de alta temperatura, o basalto sofre tensão por contração e fragmenta-se em colunas com forma de prismas, geralmente em sentido perpendicular à superfície de arrefecimento e com a forma de prismas hexagonais, quase perfeitos, que se geram no seio da escoada.
Após uma erupção, a lava escorre e arrefece rapidamente nos bordos. O interior continua muito quente. As diferenças de temperatura fazem com que, o basalto, se parta em prismas hexagonais perfeitos. Este fenómeno tem a ver com a viscosidade dos materiais e com as altas e bruscas variações de temperatura, a que são sujeitos.
Por ocorrer geralmente (mas não neste caso…) na superfície, o padrão geométrico regular na tem aspeto peculiar de calçamento. Ocorre geralmente em materiais de origem ígnea, sills, diques de rochas básicas ou intermediárias.
Com a erosão do cone vulcânico os prismas aparecem à superfície e a erosão começa a atuar com maior facilidade nas diáclases. Ao longo de milhões de anos estes prismas arredondam as suas arestas e vértices, devido à ação da erosão causada pelo sol e pela água da chuva, até ficarem com um aspeto aparentemente cilíndrico que fazem lembrar órgãos de igreja, daí o nome órgãos basálticos.
Todas as rochas têm tendência a se alterar, mas a forma e a velocidade da sua alteração variam. Os principais factores que controlam a fragmentação e decaimento de uma rocha são: propriedades da rocha parental, o clima, a presença ou ausência de solo e, claro, o tempo de exposição às condições atmosféricas.
Assim sendo, meteorização é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos e os seus minerais constituintes, por acção dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos factores ambientais. Em resumo, a meteorização é o fenómeno natural a que estão sujeitos todos os materiais geológicos quando expostos à acção combinada da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera e da antroposfera, ocorrendo de forma permanente e generalizada em toda a superfície terrestre, não devendo contudo ser confundida com os efeitos da erosão, embora tenha frequentemente com eles uma relação estreita de causa e efeito.
A meteorização é a alteração/desgaste das formações rochosas no plano físico (mecânico) e químico, não implicando a remoção ou transporte dos materiais.
Por outro lado, a erosão implica um transporte ou remoção das partículas; é também um desgaste mecânico e químico.
A Earthcache
Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:
1. Estima a altura e o comprimento de toda a muralha.
2. Tira uma foto tua ou do teu nickname, com vista para a muralha (Tarefa obrigatória a partir de 17 de Maio de 2020).
3. Dirige-te para o Waypoint 1. Consegues ver blocos de basalto perfeitamente hexagonais (na parte esquerda da muralha)?
4. No Waypoint 1 existe algum tipo de meteorização nos blocos de basalto grandes perto do solo (parte direita da muralha)?
5. Se sim, diz o que observas e que cores podes ver no basalto.
Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.
The Earthcache
To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:
1. Estimate the height and length of the entire wall.
2. Take a photo of you or your nickname, overlooking the wall (Mandatory task from May 17, 2020).
3. Go to Waypoint 1. Can you see perfectly hexagonal basalt blocks (in the left part of the wall)?
4. In Waypoint 1 is there any kind of weathering on the large basalt blocks near the ground (right part of the wall)?
5. If yes, tell what you see and what colors you can see in basalt.
According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.
|