Sanhoane é uma aldeia do concelho de Mogadouro, com 12,68 km² de área e 126 habitantes (dados relativos a 2011), com uma densidade: 9,9 hab/km².
Na reorganização administrativa de 2012/2013 passou a ser a sede da União de freguesias de Brunhozinho, Castanheira e Sanhoane.
Sanhoane tinha uma extensão de 1268 hectares. Situada no centro do planalto mirandês, mais propriamente nas faldas de maior elevação do maciço montanhoso denominado por Serra de Mogadouro, dista 15 quilómetros da sede do concelho. A paisagem é geralmente plana, no entanto, existe um ponto elevado digno de ser mencionado: o Castelico, o ponto mais elevado desta antiga freguesia e donde se vislumbra um vasto horizonte, entrando pela Espanha dentro.
A lagoa da Fonte da Pedra (avistada do lado direito no sentido – Sanhoane), de grande dimensão, fica situada num pequeno vale e é atravessada pela estrada que serve esta antiga freguesia, onde se pratica a pesca e é um lugar convidativo para recreio e lazer, podendo saborear junto dela uma boa merenda debaixo das frondosas árvores que a circundam.
A toponímia transporta-nos para idades recuadas da vida em Sanhoane, Castrogelo, o primitivo povoado, mostra-nos ainda grandes vestígios dessa existência como: pedras de moinhos manuais, peças de cerâmica e metal, estelas funerárias de origem romana.
O curioso nome desta antiga freguesia parece ser derivado do seu Padroeiro, São João. Com efeito, até ao século XV, era muito usual identificar-se com a denominação de San Oane, Sago Ane ou San One, nome que com o decorrer dos séculos ou com a facilidade da linguagem viria a dar em Sanhoane.
Esta antiga freguesia tem um pequeno património cultural e edificado mas digno de ser visitado como:
- Igreja Matriz de Sanhoane, apenas com uma nave sustentada por três arcos românicos e três altares com belas imagens
- Capela de Santo Amaro
- Pombais em grande número, característicos desta zona.
- Fonte de mergulho preservada e mamoas.
Festividades:
- Santo Amaro das chocas (15 de Janeiro)
- Santo Amaro (3º domingo de Julho- tradicionalmente celebrava-se no 3º domingo de Junho, até ao ano de 2006)
- Santa Bárbara (1º fim-de-semana de Setembro-sábado)
|