Saldanha situa-se a cerca de 15 quilómetros da sede de concelho, Mogadouro, numa região bastante montanhosa, e é constituída por três lugares: Saldanha, Gregos e Granja. Estando situada no limite do concelho de Mogadouro é delimitada pelo concelho de Vimioso e Miranda do Douro, sendo no extremo norte pelas freguesias de S. Martinho do Peso, Castanheira, Sanhoane e Travanca. Tem 25,72 km² de área e 165 habitantes (dados relativos a 2011).
Segundo Moran, um historiador espanhol, o nome Saldanha provem de “Saltus Dianae”, Bosque de Diana, e foi em Saldanha o Bosque sagrado, convertido em eremita da Virgem nos primeiros séculos do Cristianismo.
Festas e romarias: Santa Marinha e Santa Bárbara (2º e 3º fim-de-semana de Agosto – as festividades destas Santas ocorrem alternadamente), S. Nicolau (6 de Dezembro), Sagrado Coração de Jesus (15 de Agosto), Festa de Gregos (fim do mês de Setembro) e S. Martinho (11 de Novembro).
Património e Turismo: Foi achado um altar votivo do período romano em estado razoável onde se encontraram inscritos determinados cultos aos deuses pagãos locais.
A Igreja Paroquial/ Igreja Matriz de Saldanha dedicada a S. Nicolau é o maior bem patrimonial da Freguesia, no entanto o elemento mais valioso, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista artístico é o Altar de Santo António.
No século passado foi construído um Cruzeiro no cabeço da Santa Marinha.
|